Início » AdBlue o combustível inovador para carros a Diesel
adblue para que serve
adblue para que serve
Motores

AdBlue o combustível inovador para carros a Diesel

0 Partilhas

Este artigo vai ajudá-lo a saber utilizar o líquido AdBlue e a usufruir de todas as vantagens que este pode trazer-lhe.

Tem vontade de saber mais sobre este novo combustível?

A indústria automóvel, cada vez mais, deve estar atualizada e promover soluções eficazes e amigas do ambiente quando pensa os componentes que constituem o produto que vende.

As cimeiras para criar acordos e medidas, tendo em conta o respeito pelo meio ambiente, têm-se realizado com maior periodicidade, nos últimos anos e os acordos frutos das mesmas levam a respostas mais integradas e eficientes, por parte dos fabricantes de automóveis, no que concerne às emissões de gases poluentes do planeta.

A norma ambiental Euro 6, de 2014, limitou ainda mais as emissões poluentes por parte dos fabricantes de automóveis, fazendo com que a preocupação em operar segundo as normas se tenha tornado ainda mais central.

Estas normas remontam, na sua originalidade, ao ano de 1988 e têm seguido dois alinhamentos principais, com o objetivo que proteger o meio ambiente: por um lado, reduzir o consumo de combustível e por outro lado reduzir as emissões de gases poluentes.

Younited Credit Portugal

Em 2015 houve o caso Dieselgate que envolveu conhecidas marcas fabricantes de automóveis acusadas de falsificar os testes para medição do nível de emissão de gases poluentes. 

Saiba, então, como pode utilizar o líquido AdBlue e qual o contributo que pode dar-lhe para ajudá-lo a adequar-se a essas normas ambientais. 

Em conformidade com aquilo que foi exigido pela norma Euro 6, os fabricantes de veículos automóveis começaram a apostar no desenvolvimento e implementação de tecnologias que contribuam a redução dos gases que geram poluição e contaminação do meio ambiente. 

Existem várias tecnologias inovadoras que têm sido adaptadas pela indústria automóvel, com o objetivo de diminuir a marca dos veículos automóveis no ambiente, como é o caso dos filtros de partículas, os catalisadoras SCR (Selective Catalytic Reduction) ou os NOx que limitam a emissão dos óxidos de azoto.

As marcas fabricantes de automóveis a diesel têm desenvolvido um líquido com a mesma finalidade: o AdBlue.

É possível, assim, deixar uma marca mais positiva em relação á natureza e ao meio ambiente? 

Quais são, então, as características do líquido AdBlue?

As normativas europeias já mencionadas neste artigo têm veiculado uma resposta inovadora, a saber: o líquido Adblue.

Este líquido é resultado da dissolução de ureia pura com água desmineralizada e deve ser injetado diretamente no sistema de espape do automóvel.

O líquido.

Este líquido serve para reduzir as emissões poluentes dos veículos ligeiros ou pesados a diesel e que têm um sistema integrado um sistema catalisador SCR.

O processo que envolve o líquido AdBlue é bastante simples e consiste no momento após a combustão em que o líquido entra em contacto com os gases provocando uma reação química que transforma parte dos óxidos de azoto em vapor de água e nitrogénio. 

É muito importante ter em atenção que o líquido AdBlue surgiu para fosse cumprida a norma ambiental europeia denominada por Euro V, no ano de 2016.

Esta norma surgiu para controlar as emissões de gases poluidores em veículos novos fabricados nos Estados-Membros da União Europeia.

O líquido AdBlue é de muito fácil aplicação.

Younited Credit Portugal

Deve ter em conta a localização do bocal de enchimento que pode estar junto à entrada de combustível, de lado, na mala ou no sítio do pneu sobressalente que também se encontra na mala.

Deve atestar o carro conforme as viagens que pretende fazer e a duração das mesmas e com regularidade.

Se tiver planeada uma viagem mais longa, deve optar por encher o depósito com o líquido AdBlue porque se ficar vazio o carro não arrancará para levá-lo ao seu destino. 

Os níveis de consumo do líquido AdBlue depende de vários fatores entre os quais a temperatura a que funciona este processo nos veículos, as características da condução e a temperatura do ambiente exterior à qual o automóvel está exposto.

Em média, o consumo de líquido AdBlue é de 1,5 a 2,5 litros por cada 1000 quilómetros.

Como acontece com o combustível diesel, as viaturas que integrem este processo inovador vêm equipados com um sistema de aviso no painel de instrumentos para que o condutor saiba quando deve abastecer o seu carro de líquido AdBlue.

Fazer a devida manutenção deste líquido amigo do ambiente é essencial para que o carro arranque normalmente e tenha um bom desempenho, uma vez que não se trata apenas de um aditivo para o combustível

Quanto pode custar atestar o seu veículo com o líquido AdBlue?

Em média, o custo deste combustível é de um euro por litro, sendo o preço afixado é da responsabilidade de cada fornecedor.

Este valor é muito diferente daquele que é praticado pelos fornecedores de combustíveis fósseis uma vez que a constituição do mesmo não é equiparável – a lembrar – ureia pura com água desmineralizada.

Pode adquirir o líquido AdBlue, em jarricans de cinco ou 10 litros, por um valor mais simpático e assegurando que tem produto suficiente para abastecer o seu veículo em viagens mais longas.

Quais são as vantagens e as desvantagens do uso do líquido AdBlue?

Como vantagens da utilização deste sistema podemos considerar:

– contributo para a diminuição da pegada ecológica, através da redução de emissão de gases nocivos ao meio ambiente;

– baixo custos associado à aplicação necessária para a utilização do sistema e facilidade no uso da mesma aplicação;

– equipamento dos veículos com o novo sistema, servido pelo líquido AdBlue, sendo que o automóvel vem apetrechado com o painel de instrumentos que cria um aviso quando é necessário atestar o depósito.

Em relação às desvantagens, por sua vez, enumeramos:

– necessidade de atestar este líquido à parte, uma vez que é um líquido adicional, colocado num depósito diferente e não um aditivo que é acrescentado ao combustível diesel;

– frequência elevada ao atestar o líquido AdBlue sob pena do carro não arrancar e não funcionar devidamente, o que desencadeia um aumento dos gastos com o seu carro. 

0 Partilhas