Início » Alimentos com vitamina C, sabe quais são?
Alimentos com vitamina C
Alimentos com vitamina C
Lifestyle

Alimentos com vitamina C, sabe quais são?

0 Partilhas

Afastar as doenças que enfraquecem o seu sistema imunitário na época do Outono / Inverno?

Nada melhor do que resguardar-se e reforçar o consumo de Vitamina C

Para além dos suplementos alimentares que pode utilizar, como pastilhas efervescentes, nada substitui os alimentos que pode incluir na sua dieta alimentar e que vão funcionar como uma capa contra gripes e constipações.

Atingir um equilíbrio na sua dieta alimentar é, então, a chave para obter as suas necessidades de Vitamina C, diariamente, sem precisar de recorrer a reforços extra.

Como a Vitamina C é eliminada do organismo, pela urina, é importante consumir alimentos ricos neste nutriente, diariamente.

Aliás, os suplementos alimentares devem ser consumidos, apenas, quando prescritos pelo seu médico ou nutricionista!

Um consumo exagerado de Vitamina C pode ser prejudicial à sua saúde, por isso, o equilíbrio é essencial.

Por que é a Vitamina C tão importante para uma dieta alimentar equilibrada?

Esta Vitamina, também conhecida como ácido ascórbico, contribui para a produção de algumas hormonas e alguns neurotransmissores, ajuda na cicatrização de feridas, reforça o sistema imunitário e é fundamental na formação do colagénio.

O colagénio é importantíssimo para tornar a pele mais firme e elástica.

Para além da pele, confere firmeza e elasticidade aos tecidos musculares, às paredes das veias e artérias, torna os seus ossos e dentes mais resistentes.

É através da ingestão equilibrada de Vitamina C que o organismo faz a síntese proteica, responsável pela renovação celular.

É fácil, pois, perceber a tão grande importância de consumir regularmente alimentos ricos em Vitamina C.

Que alimentos deve consumir para garantir que está pronto a resistir ao “cof, cof” de Outono e Inverno?

Felizmente, vivemos num país onde pode encontrar alimentos variados, nomeadamente quando falamos em frutas e legumes.

Se nos deslocarmos a um mercado ou feira, podemos encontrar produtos frescos e biológicos, mas pode ter acesso a imensa variedade no seu supermercado, com a garantia de serem bons produtos e sem abdicar da frescura dos alimentos que ingere.

Preparado para listar as suas necessidades na próxima ida – física ou virtual – ao supermercado, não perdendo a Vitamina C, tão importante para manter o seu corpo são?

Vejamos: não deve esquecer-se de colocar no seu carrinho de compras uma erva aromática que também pode entrar nas suas saladas, sopas ou acompanhamentos de alguns pratos bem típicos da cozinha galaico-portuguesa. Isso mesmo, estamos a falar da salsa!

Na família das couves, repare na couve portuguesa ou penca, na couve-galega, na couve-de-bruxelas, na couve-flor, na couve-roxa ou na couve-branca como ricas em Vitamina C. 

Quando se dirigir para a secção das frutas lembre-se dos quivis e dos citrinos como a laranja, o limão, a toranja ou a clementina.

Pode passar, também pela banca dos morangos, nectarinas, papaias, acerolas, caju, goiabas ou das castanhas.

Sim, é verdade que pode comemorar o S. Martinho, várias vezes no ano, a pensar na reposição de Vitamina C, tão essencial ao seu organismo.

Pode considerar, também, comprar espinafres, agriões ou grelos para dedicar-se a fazer umas sopas ótimas e saciantes ou umas saladas fantásticas e deliciosas que acompanhem as suas refeições.

Bróculos e os pimentos são, também alimentos que pode usar para fazer o reforço da Vitamina C.

Para preservar o teor de Vitamina C nos alimentos que escolhe, deve ter cuidado com o tempo de cozedura.

Como esta vitamina é hidrossolúvel, atente na quantidade de água que adiciona quando cozinha os seus legumes e opte por cozer a vapor ou por assar e refogar com pouca água adicionada e por demasiado tempo.

As frutas e os legumes devem ser consumidos, sempre que possível, crus.

A frescura dos legumes e das frutas também é um requisito importante, na procura de vitamina C, por isso, evite refrigerá-los e opte por comprar menos quantidades de cada vez para que possa ingeri-los o mais frescos possível.

A exposição ao ar e à luz podem contribuir para a oxidação dos alimentos que escolhe, portanto se cortar a fruta, deve consumi-la logo a seguir e se fizer sumos de fruta fresca não deve guardá-los, muito tempo, antes beber. 

Que dose de Vitamina C deve consumir para estar resguardado?

O consumo ideal de Vitamina C depende de três variáveis distintas: idade, sexo e ciclo de vida!

O género masculino deve ter em conta a idade, havendo uma maior necessidade de Vitamina C, principalmente, a partir da maioridade.

Quando falamos do género feminino, o mesmo acontece, tendo em consideração que existem dois ciclos na vida da mulher em que este reforço vitamínico deve ser acontecer: quando está grávida e quando está a amamentar.

Que maleitas evita, quando consome Vitamina C, equilibradamente, na sua dieta alimentar?

Pode sentir fadiga, mal-estar ou inflamação das gengivas.

O escorbuto, por exemplo, é originado pela carência ajuda de Viatamina C e provoca depressão, assim como inchaço, sangramento das gengivas e também perda e enfraquecimentos dos seus dentes.

A título de curiosidade: pode já ter ouvido falar do escorbuto, no contexto dos Descobrimentos, pois os marinheiros quando ficavam, durante longos períodos longe de terra, consumiam alimentos secos e salgados, uma vez que não tinham sistemas de refrigeração a bordo e a alteração na dieta alimentar traduzia-se em carências efetivas de Vitamina C.

A anemia é uma condição que pode ter a ver com a carência, uma vez que sem Vitamina C o organismo sente dificuldade em absorver o Ferro. No caso das crianças, pode acontecer doenças do foro ósseo.

Se tem problemas intestinais, pode haver necessidade de reforçar a dose de Vitamina C.

Nesse caso, pode ter necessidade de recorrer ao seu médico e tomar algum tipo de suplemento que o ajude o seu organismo a guardar a quantidade de ácido ascórbico necessária. 

Acautele a sua saúde e reforce o sistema imunitário. O seu corpo vai agradecer, certamente e vai notar melhorias na sua pele, resistência muscular, nos seus ossos.

A Vitamina C retarda o envelhecimento da pele e dos tecidos e ajuda-o a ter uma melhor condição física, só tem a ganhar com o consumo equilibrado!

0 Partilhas