5 dicas úteis para deixa de ressonar

deixar de ressonar
deixar de ressonar

Objetivo: descansar quando se vive com alguém que ressona!

Todos nós já ouvimos queixas e comentários menos simpáticos dirigidos a pessoas que ressonam.

Então, como deixar de ressonar?

É uma situação que pode não ser de fácil gestão e que coloca em causa o tão importante momento do dia em que repomos energias e recarregamos baterias para os desafios dia seguinte: o momento do sono, do descanso.

Quando esta situação se agudiza e começa a afetar o dia-a-dia no trabalho ou nos contactos interpessoais, tendo consequências no nível de concentração e no rendimento obtido no trabalho, há quem recorra a ajuda médica e farmacêutica, na tentativa de construir o descanso ideal e reivindicar o tempo de sossego que todos precisamos. 

Que exercícios podem auxiliá-lo, a si, que partilha o seu espaço com alguém que ressona?

Existem algumas dicas que podem ajudar na prática de exercícios e na implementação de novos hábitos, no sentido de acordar deste pesadelo e de resolver a causa das suas noites mal dormidas e falta de descanso:

– Consegue manter a boca fechada, durante o sono?

Muitas pessoas têm dificuldades em respirar, exclusivamente, pelo nariz pois têm alguns problemas de saúde que podem ter a ver com alergias ou dificuldades respiratórias.

Nestes casos, esta dica não será praticável.

Não obstante se conseguir dormir, mantendo a boca fechada, ou aconselhar quem vive consigo a fazê-lo, verá que a probabilidade de ressonar é, em grande medida, reduzida.

A explicação é simples: quando dormimos o ar que inspiramos, através da boa, vai diretamente de encontro ao tecido da nossa garganta produzindo uma vibração que pode ter mais ou menos projeção sonora;

Tem o cuidado de limpar bem as narinas antes de deitar-se?

Este é um truque qua também pode ajudar a rejuvenescer e a aproveitar melhor as suas horas de descanso, partilhadas com o seu parceiro.

Se as narinas estiverem com maior sujidade, a congestão nasal pode fazer com que tenha de dormir com a boca aberta e isso desencadeia o processo vibratório e sonoro do ar em contacto com os tecidos da garganta;

Costuma dormir de bruços ou de barriga para cima ou o seu parceiro tem esse hábito?

A posição para dormir também pode condicionar o seu descanso, uma vez que dormir de lado é melhor para quem quer deixar de ressonar para descansar melhor ou proporcionar um melhor descanso a quem consigo partilha o espaço reservado para a reposição de forças e energias para o dia seguinte.

5 dicas úteis para deixa de ressonar

  1. Perder peso: O excesso de peso pode contribuir para o ronco, então perder peso pode ajudar a reduzi-lo.
  2. Evitar o consumo de álcool e tabaco antes de dormir: O álcool e o tabaco podem relaxar as vias aéreas e contribuir para o ronco.
  3. Usar uma travesseiro para ajudar a manter as vias aéreas abertas: Um travesseiro especialmente projetado para ajudar a manter as vias aéreas abertas pode ajudar a evitar o ronco.
  4. Realizar exercícios para fortalecer os músculos da garganta: Exercícios específicos para fortalecer os músculos da garganta podem ajudar a evitar o ronco.
  5. Consultar um médico: Se o ronco é frequente e acompanhado de outros sintomas, como apneia do sono, é importante consultar um médico para avaliar a causa e encontrar o tratamento adequado.

De salientar que, se estes exercícios propostos não o fizerem deixar de ressonar e o seu problema se mantiver, com uma frequência diária, deve consultar um especialista.

Existem várias condições que podem afetar a sua saúde e que podem estar associadas ao facto de ressonar como, por exemplo, a apneia de sono.

Se seguir estas pistas e conseguir, finalmente, eliminar esta limitação que é ressonar ao seu tempo de descanso e das pessoas que o partilham consigo, ótimo!

Poderá, então, ter mais disponibilidade, capacidade de concentração e de mobilização, tudo resultados de um sono reparador.