8 passos Como depositar dinheiro no multibanco?

como depositar dinheiro no multibanco
como depositar dinheiro no multibanco

Como depositar dinheiro no multibanco?

Precisa de depositar dinheiro no multibanco? É mais fácil do que parece!

Ainda que o nome Multibanco seja uma marca alistada da empresa SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços), o conceito é regularmente usado pelos portugueses para denominar o sistema interbancário que disponibiliza vários serviços financeiros, como por exemplo a transferência ou levantamento de dinheiro. 

Em 1985, quando foi instalada a primeira caixa Multibanco em Portugal, no centro de Lisboa (Rossio), apenas era possível fazer o levantamento de dinheiro e pouco mais.

Entretanto, 30 anos depois, estão disponíveis várias operações nos milhares de terminais espalhados por todo o país.

O objetivo consiste em facilitar as nossas vidas, com novas opções e tecnologias que estão sempre a surgir ano após ano.

Em Portugal, estima-se que existam cerca de 12 mil caixas Multibanco distribuídas por todo o país. Como depositar dinheiro no multibanco?

Quais as condições para o depósito de dinheiro?

Previamente na acção de depositar o numerário na sua conta bancária, verifique se pode realmente executa-la.

Existe um número reduzido de caixas de multibancos que não aceitam depósitos em numerário.

Se, por ventura, pretender depositar moedas, o caso pode tornar-se mais complicado, visto que alguns bancos não aceitam, outros possuem um limite máximo e ainda há muitos que cobram por essa operação.

No entanto, ainda que exista bancos que aceitam depósitos em numerário, tal como é referido no artigo 31º do Aviso 2/2018 do Banco de Portugal, há a necessidade de provar a identificação (dados do cartão de cidadão ou passaporte e nome) de quem está a depositar em contas de terceiros no valor superior a 10.000 euros, assim como a sua relação com o titular da conta.

Como depositar dinheiro no multibanco?

Grande parte das pessoas talvez não tenha conhecimento ou ainda não tenha experimentado todas as funções das caixas automáticas de Multibanco, designadas também por ATM.

Atualmente todas as pessoas que detém uma conta aberta no banco, utilizam frequentemente este tipo de máquinas para várias operações: levantamentos em numerário, consulta de movimentos de conta ou saldo, pagamentos ou transferências bancárias.

No entanto, depositar dinheiro é um dos exemplos que muitos desconhecem. Afinal como depositar dinheiro no multibanco?

Além da opção em numerário, esta solução das caixas multibanco também possibilita o depósito de cheques.

Depósitos em numerário e em cheques (inferior a 100.000 euros) são transacções que apenas estão disponíveis no momento em que o Banco de Apoio do Terminal coincide com o Banco Emissor do cartão. 

De modo a efectuar um depósito em numerário no multibanco, necessita de possuir um cartão de débito ou de cartão crédito e se planeia realizar esta operação, deverá se dirigir a um ATM do seu banco. 

As transacções de depósito podem ser praticadas de qualquer conta a que o cartão esteja associado.

Se existir mais de uma conta associada apenas terá de seleccionar qual a conta a que se destina o depósito

É um método bastante rápido e eficaz e apresenta várias vantagens, sendo a principal evitar perder tempo em filas. Como depositar dinheiro no multibanco?

O procedimento como depositar dinheiro no multibanco é gratuito se o montante for depositado com o cartão débito.

Ao passo que se realizar o depósito com o cartão de crédito, necessitará de efectuar o pagamento dos custos inerentes.

Todavia, existem ainda algumas limitações, no que diz respeito à quantidade de notas que é possível depositar através das caixas de multibanco.

Por norma, apenas poderá colocar 30 notas na caixa de ATM.
Neste artigo explicamos todos os passos de como depositar dinheiro no multibanco.

Siga as seguintes instruções:

  1. Insira o cartão no Multibanco;
  2. Digite o PIN do seu cartão correctamente;
  3. Pressione a opção “Entregas e Depósitos” no qual pode depositar até 10.000€ ou cheques;
  4. Seleccione entre as duas possíveis opções: “Depósito de notas na própria conta” ou “Depósitos de notas noutra conta”;
  5. Após premir a opção que deseja, deverá a aparecer a seguinte informação no ecrã que indica “A concretização dos depósitos realizados após as 15h00 de cada dia útil será efectuada até ao final do dia útil seguinte”. Quando surgir esta mensagem, se pretender prosseguir deverá de pressionar em “Continuar”;
  6. De seguida, deverá inserir as notas que tenciona depositar na ranhura da caixa de ATM, no qual indicará a frase “introduzir Notas e Cheques”;
  7. Posteriormente, a caixa de ATM irá contar automaticamente (basicamente todas as máquinas já conseguem fazer a validação imediata de notas) o valor depositado e se estiver tudo correcto, bastará carregar em “Continuar”;
  8. Por fim, irá receber um talão comprovativo, ou seja, com todos os dados da operação.

Além de ser uma tarefa simples, a acção pode ser imediata.

Ou seja, se realizar o depósito num dia útil, em dinheiro, o valor ficará disponível nesse mesmo dia.

Neste caso refere-se a um crédito imediato na sua conta. Como depositar dinheiro no multibanco?

No entanto, se o mesmo processo acontecer durante o fim de semana (seja sábado ou domingo) ou feriado, o numerário só irá entrar na sua conta à ordem na segunda-feira seguinte.

Uma das maiores vantagens das máquinas de depósitos é a possibilidade de realizar depósitos de numerário e cheques 24 horas por dia, 7 dias por semana, de uma forma cómoda e segura.

 Que tipo de recomendações precisa ao utilizar uma caixa de multibanco?

Na eventualidade do seu cartão ficar retido na caixa de multibanco, o procedimento aconselhado será comunicar o sucedido ao banco ou à instituição de crédito responsável pelo cartão, de modo a solucionar o problema.

Esta situação poderá ocorrer por inúmeras razões: naquela ocasião, a caixa poderá estar com problemas técnicos, se o cartão tiver expirado ou inválido, ter excedido o número de tentativas de digitar o código secreto pessoal, entre outros vários motivos.

Por outro lado, existem outros tipos de precauções a ter na utilização de caixas de multibanco.

Como por exemplo, se a caixa exibir sinais de vandalismo, se sentir algo suspeito em redor aquando do seu uso (indivíduos com estranhos comportamentos), deverá nesse momento cancelar imediatamente qualquer operação e, se for necessário, informar o banco ou as autoridades.

Sempre que tenha a oportunidade, opte preferencialmente por terminais de multibanco instalados no interior de institutos bancários ou em espaços comerciais.

Outra recomendação importante a ter em conta é a criação de um código secreto que seja difícil de descodificar e que não transmita esse código a outras pessoas, mesmo que possa facilitar a sua vida. Como depositar dinheiro no multibanco?