Como fazer pataniscas de bacalhau estaladiças
As pataniscas de bacalhau são uma opção deliciosa e versátil de petisco ou acompanhamento, muito apreciada em vários países de língua portuguesa.
São pequenas bolinhas fritas feitas com bacalhau desfiado, farinha, ovo, cebola e coentros, e são geralmente servidas quentes, polvilhadas com coentros picados e acompanhadas de uma salada verde ou de outro acompanhamento de sua preferência.
As pataniscas de bacalhau são muito fáceis de fazer e podem ser preparadas de várias formas, dependendo dos ingredientes adicionados à massa.
Além de bacalhau, farinha e ovo, é comum adicionar cebola picada, coentros picados, azeite e outros temperos para dar sabor às pataniscas.
Também é possível adicionar outros ingredientes à massa, como batata cozida, couve ou espinafres, para dar um toque extra às pataniscas.
As pataniscas de bacalhau são geralmente fritas em óleo quente até ficarem douradas e estaladiças, mas também podem ser assadas no forno ou grelhadas em vez de fritas.
São uma opção deliciosa e versátil de petisco ou acompanhamento, perfeita para ocasiões informais ou para servir como entrada em jantares mais formais.
Para fazer pataniscas de bacalhau estaladiças, basta seguir estes passos:
- Desfaça o bacalhau em pedaços pequenos e misture-o com farinha, ovo, cebola picada, coentros picados e um pouco de azeite. Misture bem até obter uma massa homogénea.
- Com as mãos molhadas, forme bolinhas com a massa de bacalhau e coloque-as num prato.
- Coloque óleo suficiente numa panela para cobrir o fundo e leve-o ao lume até atingir a temperatura de 180°C.
- Quando o óleo estiver quente, coloque as bolinhas de bacalhau na panela e cozinhe-as até ficarem douradas e estaladiças.
- Retire as pataniscas da panela com uma escumadeira e coloque-as num prato forrado com papel absorvente para retirar o excesso de óleo.
- Sirva as pataniscas de bacalhau ainda quentes, polvilhadas com um pouco de coentros picados e acompanhadas de uma salada verde ou de outro acompanhamento de sua preferência.