Como Saber a quem pertence um NIF

Como Saber a quem pertence um NIF
0 Partilhas

Por vezes surgem situações que nos causam desconfiança ou curiosidade, quando estas situações nos fazem ter de arranjar como saber a quem pertence um NIF, a situação pode-se complicar. 

O Número de identificação fiscal de uma empresa, ou de um empresário ou empresária a nome individual, é publico mas se está a procura de um número de contribuinte de uma pessoa individual a sua missao irá tornar-se muito mais complicada e até ilegal, se nao tomar atencao. 

Como encontro a que empresa pertence um NIF?

Esta pergunta é, para sua sorte, a versão com mais fácil resposta. Caso tenha o NIF de uma empresa pode descobrir que empresa é através do website dedicado a este propósito https://www.nif.pt, ou através do Portal da Finanças .

No primeiro site apenas tem de aceder e colocar o contribuinte em questão e terá acesso ao nome da empresa de imediato. Apesar de não ter o conforto de ser um site governamental tem toda a segurança e legalidade, e só funciona com NIF de empresas.

Se mesmo assim, preferir um site governamental que lhe oferece mais algumas informações, pode aceder ao site do Portal das finanças.

Depois do click apenas têm de preencher com o número que tem e garantir que não é um robot e à distância de um clique em “pesquisar” terá a resposta.

Terá logo acesso ao nome da entidade a todas as alterações que foram feitas nessa empresa.

Como saber a quem pertence um NIF singular

Esta tarefa será complexa porque, ao contrário do caso das empresas e empresários em nome individual, não existe uma base de dados público que divulgue o NIF das pessoas individuais, para segurança das pessoas.

No entanto, a única forma possível e legal para tentar resolver este problema é, no caso de que a pessoa que está tenha um veículo, dirigir-se ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) com o respetivo NIF e pedir informações sobre o veículo associado a este NIF.

Isto é válido no caso de, por exemplo, querer comprar o carro dessa pessoa e querer ter a certeza que o veículo é legal e se tem um histórico que poderá ter repercussões para si no futuro.

Uma dica, se pedir uma cópia não autenticada desses documentos não irá precisar de ter nenhum gasto com este processo

Recordamos que é ilegal obter esta informacao através de contactos ou conhecimentos que tenha dentro do sistema legal.

Mas é ilegal ter acesso ao NIF de uma pessoa?

A legalidade aplica-se não ao ter a informação mas sim como obteve a informação.

Ter acesso que foi consentido pela pessoa a quem pertence o NIF nao é ilegal, por exemplo, os trabalhadores da seguranca social têm acesso a todos os números de identificacao fiscal no país. 

No entanto, caso essas informações pessoais sejam obtidas sem o consentimento dos seus portadores poderá estar a infringir a lei.

É importante ter em conta que, se mal utilizados, a divulgação ou utilização destes dados podem criar problemas graves na vida das pessoas, inclusive na sua.

Veja também:

0 Partilhas