Crédito consolidado com problemas no banco de portugal

Crédito consolidado com problemas no banco de portugal
Crédito consolidado com problemas no banco de portugal

Crédito consolidado com problemas no banco de portugal

Está na Lista negra do banco de Portugal?

Ter acesso a créditos consolidados com problemas no banco de Portugal pode revelar-se uma tarefa praticamente impossível, uma vez que os bancos tendem a não disponibilizar opções desta natureza a quem se encontra em situação de incumprimento, e por essa razão acabou por entrar para a lista negra do banco de Portugal.

O crédito consolidado constitui uma alternativa extremamente útil para quem procura estabilizar a sua situação financeira e usufruir de prestações mais generosas.

Mas a realidade é que, a menos que possua um historial bancário limpo e consiga transmitir toda a confiança necessária às instituições bancárias, o mais provável é não conseguir vir a usufruir desta opção.

Em que consiste a lista negra do Banco de Portugal?

A “lista negra” do Banco de Portugal constitui um ficheiro que tem como objectivo proteger as instituições financeiras contra clientes potencialmente problemáticos, ajudando assim a evitar possíveis incidentes de incumprimento.

Desta lista tendem a fazer parte indivíduos que demonstraram incapacidade de honrar os seus compromissos bancários, tendo assim entrado em situação de incumprimento.

A falha de pagamento de uma ou duas prestações não o coloca de imediato nesta lista negra.

É perfeitamente possível falhar uma prestação ou ocasionalmente atrasar-se num pagamento sem ser inserido nesta lista.

No entanto, se os incumprimentos se revelarem recorrentes ou se atrasar a sua prestação por alguns meses, é muito provável que seja reportado ao Banco de Portugal, passando assim a constar desta lista.

A partir daí, não terá a possibilidade de contrair mais créditos junto de instituições financeiras, uma vez que todas elas estarão a par dos seus problemas bancários.

Ao solicitar um crédito, seja de que natureza for, a instituição financeira consultará o Banco de Portugal, de modo a inteirar-se do seu historial bancário.

Se descobrir que consta da lista negra do Banco de Portugal, todo e qualquer crédito ser-lhe-á recusado.

Quem se encontra inscrito nesta lista fica, também, impedido de utilizar cartões de crédito e passar cheques, podendo apenas dar uso a cartões de débito.

Como resolver a situação?

A única forma de ver o seu nome removido da lista negra do Banco de Portugal é efectuando o pagamento das suas dívidas bancárias.

Apenas aí poderá começar a pensar em ter acesso a novos créditos.

O ideal é solicitar a a melhor consolidação dos seus créditos assim que sentir que num futuro próximo possa vir a experienciar dificuldade em pagar as suas prestações.

Não espere demasiado nem corra o risco de entrar mesmo em incumprimento, pois a partir daí não terá a mínima possibilidade de vir a usufruir de um crédito consolidado.

Nesta situação, a única forma de poder recorrer a novos créditos é através de particulares.

E é muito importante desconfiar de qualquer instituição que lhe ofereça dinheiro mesmo com problemas bancários, uma vez que existe uma forte probabilidade de vir a ser vítima de uma burla