Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal

Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal
Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal

Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal

O Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal é um documento que reúne toda a informação sobre todos os créditos que uma pessoa singular ou coletiva tem.

No fundo, é um historial completo relativamente a créditos, quer estes tenham sido pedidos em bancos ou noutras entidades credoras.

Neste documento constam também as prestações e valores em dívida, no caso de esta situação se verificar. 

Qualquer pessoa tem o seu Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal e pode consultá-lo.

Por norma, as instituições bancárias aquando do pedido de um novo crédito ou de um primeiro crédito consultam este documento.

O objetivo primordial é compreender o historial de crédito da pessoa e avaliar o risco ao conceder o crédito. 

Todas as informações que constam são da inteira responsabilidade das instituições que concederam os créditos e são estas que comunicam todas as informações ao Banco de Portugal. 

Crédito consolidado com problemas no banco de portugal
Crédito consolidado com problemas no banco de portugal

Como consultar o Mapa de Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?

Pode facilmente consultar o seu Mapa de Responsabilidades através da internet, acedendo à página online do Banco de Portugal e seguindo os passos seguintes: 

  • Deve ler as condições de acesso à Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) e aceitar as condições, obviamente no caso de concordar. 

O clique deve ser feito em “Li e aceito a política de dados pessoais e as condições de acesso por via eletrónica à CRC”. 

Nestas condições de acesso há a informação de que “A obtenção do Mapa de Responsabilidades de Crédito está dependente da aceitação de utilização de cookies e de autenticação válida. 

A autenticação é efetuada através do Cartão de Cidadão, no caso de pessoas singulares ou das credenciais disponibilizadas pela Administração Fiscal para o acesso ao Portal das Finanças, no caso de pessoas coletivas e também pessoas singulares. 

Todos os acessos devidamente autenticados consideram-se feitos por um legítimo requerente. 

O Banco de Portugal não se responsabiliza por acessos ilegítimos, resultantes da utilização abusiva dos elementos de acreditação.”

  • Se pretender aceder à informação histórica sobre as suas responsabilidades de crédito, deve selecionar essa mesma opção e escolher o ano e o mês a que pretende aceder. É-lhe permitido consultar informação até um máximo de 5 anos.  
  • Carregue em “Autenticar e obter mapa”.
  • É necessário autenticar-se com as suas credenciais de acesso ao Portal das Finanças. 
  • Pode abrir o ficheiro, em formato PDF clicando em “open”. 
  • Se pretender pode guardar o ficheiro com o mapa de responsabilidades de crédito selecionando a opção “guardar/save”.  

Observação importante: Quando aceder ao portal saiba que tem cinco tentativas para introduzir as suas credenciais corretas.

Se ultrapassar este limite o portal é suspenso e não poderá continuar a tentar. 

Lista negra do Banco de Portugal
Lista negra do Banco de Portugal

Como ler o Mapa de Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal?

O Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal reúne muita informação que é necessário compreender. 

Se nunca pediu o seu Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal ou se já pediu mas não sabe interpretá-lo bem, vamos deixar-lhe todas as informações de que precisa analisando passo a passo cada campo do mapa. 

– Nome: nome do legítimo requerente do mapa 

– Período mensal: período de tempo que selecionou previamente e que compreende toda a informação seguinte.

– Tipo de responsabilidade: neste campo é-lhe apresentado o crédito/ os créditos que tem, o número de titulares e responsabilidades como fiador, avalista,… se se aplicar.

– Produto financeiro: neste ponto é-lhe descriminado se se trata de um crédito ao consumo, crédito habitação, crédito automóvel, crédito pessoal…

– Tipo de negociação: totalmente nova no caso do contrato ser uma operação nova, renegociação regular para situações em que o contrato decorre de uma renegociação de um contrato anterior, renegociação por incumprimento se o contrato for resultante de um processo de incumprimento e respetiva renegociação, renovação automática, para os casos em que o contrato é resultado de uma renovação automática de um contrato anterior e em litígio judicial para situações que estejam entregues à justiça, no âmbito de uma ação judicial

– Prazo original: neste campo aparece o prazo inicial estabelecido aquando da assinatura do contrato. 

-Prazo residual: compreende o tempo em falta para liquidar o valor em dívida

– Número de devedores no contrato: diz respeito ao número de devedores no contrato em causa. 

– Total em dívida: valor que está ainda por liquidar.

– Montante em incumprimento: no caso de se estar perante atrasos no pagamento do crédito. Poderá estar: 

Abatido ou ativo: no caso de ter havido uma renegociação do valor em dívida e de o cliente não ter capacidade de liquidar o valor. 

– Vencido: para as situações em que o crédito se encontra em atraso. Aqui apresenta-se igualmente o tempo que corresponde ao incumprimento.

– Entrada em incumprimento: para as situações em que se estiver perante um incumprimento aqui fica a par da data em que se verificou o primeiro pagamento em atraso. 

– Potencial: valor que a pessoa pode utilizar, havendo autorização para tal. Este campo refere-se a título individual. 

– Prestação e periocidade: mensalidade definida e respetiva periocidade. 

– Garantias: por exemplo, se se tratar de um crédito hipotecário em que foi dada uma casa de garantia, aqui é o valor que o banco atribuiu a esta garantia usada no empréstimo. 

Este documento, que pode ser consultado a qualquer momento e em qualquer lugar, através da internet é um resumo da situação financeira, do historial de créditos que faz parte de um sistema de informação gerido pelo Banco de Portugal.

Pode tratar-se de um ponto a favor da pessoa que tem um bom historial e que pretende solicitar um crédito.

Quanto à informação “menos positiva” que possa constar, claro que isso é levado em linha de conta pelas instituições bancárias quando a pessoa pede um novo crédito.

Se está perante uma situação de incumprimento, se atravessa uma fase complicada na sua vida financeira não deixe de pedir este documento e faça o que lhe for possível para regularizar a situação para que, no futuro, quando precisar de crédito este documento não seja um entrave. 

É que, no fundo, nada é possível de apagar ou esconder mas os esforços que a pessoa faz para regularizar e cumprir com a sua “palavra” também ficam registados.  Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal