O que é o NISS?

niss
niss

Como evitar problemas com o seu NISS: dicas e truques

O que é o NISS?

O Número de Identificação de Segurança Social (NISS) é um número atribuído pelo Instituto de Segurança Social (ISS) que serve para identificar as pessoas nas suas relações com a Segurança Social, como por exemplo, para aceder benefícios sociais e para efeitos fiscais.

Ele é composto por onze dígitos e é único para cada indivíduo.

Todos os cidadãos portugueses e estrangeiros residentes em Portugal têm direito a um NISS.

É usado como uma forma de identificação para o acesso a benefícios e serviços relacionados à segurança social, como o subsídio de desemprego, pensões de reforma e assistência médica.

Como posso obter um NISS?

Para obter um Número de Identificação de Segurança Social (NISS) em Portugal, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Preencher o formulário de solicitação de NISS, que pode ser encontrado nas lojas do cidadão ou Centros de Atendimento da Segurança Social (CAS) ou na página da segurança social em Portugal.
  2. Entregar o formulário preenchido, juntamente com uma cópia do seu bilhete de identidade ou cartão de cidadão, e comprovativo de residência atual.
  3. Aguardar a confirmação de que o seu pedido foi aceito e que o seu NISS foi atribuído. Isso geralmente leva alguns dias.
  4. Receber o seu NISS por correio ou pode ser consultado no portal da Segurança Social.

Tenha em mente que, para obter um NISS, você deve ser um cidadão português ou residente legal em Portugal.

Se você não é cidadão ou residente legal, pode precisar de um visto válido ou de outra forma de autorização de residência para obter um NISS.

O que devo fazer se perder o meu NISS?

Se você perder o seu Número de Identificação de Segurança Social (NISS) em Portugal, é importante tomar medidas imediatas para solicitar um novo. Siga estes passos:

  1. Entre em contato com a Segurança Social, pode ser através do portal, loja do cidadão ou Centros de Atendimento da Segurança Social (CAS) e informe a perda do seu NISS.
  2. Preencha um novo formulário de solicitação de NISS e entregue-o juntamente com uma cópia do seu bilhete de identidade ou cartão de cidadão e comprovante de residência atual.
  3. Aguarde a confirmação de que o seu pedido foi aceito e que o seu NISS foi atribuído. Isso geralmente leva alguns dias.
  4. Receber o seu novo NISS por correio ou pode ser consultado no portal da Segurança Social.

O que acontece se eu for trabalhar fora de Portugal e manter o meu NISS?

Se você for trabalhar fora de Portugal e manter o seu Número de Identificação de Segurança Social (NISS) em Portugal, poderá continuar a contribuir para a segurança social em Portugal e ter direito a benefícios relacionados ao trabalho, como pensão de velhice ou desemprego.

No entanto, se você for trabalhar em outro país da União Europeia (UE) ou do Espaço Econômico Europeu (EEE), poderá precisar de um “número de segurança social” no país onde estiver trabalhando.

Isso permitirá que você contribua para a segurança social no país onde estiver trabalhando e tenha direito a benefícios relacionados ao trabalho, como licença-maternidade ou doença.

Se você for trabalhar em um país fora da UE ou do EEE, pode ser necessário entrar em contato com as autoridades de segurança social do país onde estiver trabalhando para verificar quais são os requisitos para contribuir para a segurança social e ter direito a benefícios relacionados ao trabalho.

Como posso verificar se o meu NISS está ativo?

Existem várias maneiras de verificar se o seu Número de Identificação de Segurança Social (NISS) em Portugal está ativo:

  1. Entrar no portal da Segurança Social e fazer o login. Lá, você pode verificar seu NISS e outras informações relacionadas à sua conta.
  2. Entrar em contato com a Segurança Social, pode ser através do portal, loja do cidadão ou Centros de Atendimento da Segurança Social (CAS) e perguntar sobre o status do seu NISS.
  3. Verificar se você está recebendo benefícios relacionados à segurança social, como pensão de velhice ou desemprego. Se você estiver recebendo esses benefícios, é provável que o seu NISS esteja ativo.
  4. Verificar se você está contribuindo corretamente para a segurança social. Se você estiver tendo descontos de segurança social corretamente, é provável que o seu NISS esteja ativo.
  5. Verificar se o seu empregador está contribuindo corretamente para a sua segurança social usando o seu NISS.

Quem tem direito a um NISS?

Todos os cidadãos portugueses e estrangeiros residentes em Portugal têm direito a um número de identificação de segurança social (NISS).

Este número é atribuído pelo Instituto de Segurança Social (ISS) e é usado para identificar as pessoas nas suas relações com a segurança social, como por exemplo, para acessar benefícios sociais e para efeitos fiscais.

Como posso alterar as minhas informações de contato associadas ao meu NISS?

Para alterar as suas informações de contato associadas ao seu NISS, pode dirigir-se a uma das lojas do cidadão, que são os pontos de atendimento do Instituto de Segurança Social (ISS). Nelas, poderá solicitar a atualização dos seus dados pessoais, incluindo o endereço e os dados de contacto.

Outra opção é fazer a alteração através do site do ISS, se estiver registado e ter acesso ao seu espaço do cidadão.

Se preferir, também pode contactar o ISS através do número de telefone disponibilizado no site oficial, para obter mais informações sobre como alterar os seus dados de contacto.

Importante: terá de apresentar documentos de identificação válidos, para comprovar a sua identidade.