Quanto tempo demora um cheque a ficar disponível – 10 dicas

Quanto tempo demora um cheque a ficar disponível
Quanto tempo demora um cheque a ficar disponível

Quanto tempo demora um cheque a ficar disponível

Uma das dúvidas dos portugueses é quanto tempo demora um cheque a ficar disponível na nossa conta, quer tenhamos feito o depósito num balcão ou numa caixa automática.

Mas, saiba que o tempo depende da forma como é posto o depósito na conta e, inclusivamente, até a hora em que concretizou o mesmo tem influência no tempo de espera.

Para ficar mais esclarecido e realize a forma mais acertada de ter acesso ao dinheiro o mais rápido possível após depositar um cheque, independentemente do montante em questão, acompanhe-nos neste artigo.

Afinal, quanto tempo demora um cheque a ficar disponível na nossa conta?

Existem duas formas de efetuar um depósito de um cheque na conta: através de uma caixa automática ou através de um balcão.

O mais “normal” é o valor do cheque depositado ficar disponível na sua conta no mesmo dia em que realizou o depósito.

No entanto, em certas ocasiões, poderá demorar até 3 dias úteis.

Tudo depende se efetua o depósito diretamente na sua entidade bancária ou se opta por realizar noutra instituição bancária, bem como a maneira como faz o depósito. 

Tempo de espera se um cheque for depositado ao balcão

O método mais rápido para ficar com o dinheiro disponível na sua conta é a realização de um depósito de um cheque diretamente ao balcão.

Pode demorar entre 2 horas a 2 dias úteis, dependendo do local de depósito.

Se realizar o depósito de um cheque na mesma instituição bancária da sua conta, então o montante fica disponível, o mais tardar, até ao final do dia.

Mas, se optar por efetuar o depósito de um cheque noutra entidade bancária, apenas ficará disponível até ao segundo dia útil após depositar o cheque.

Tempo de espera se um cheque for depositado numa caixa automática (ATM)

Caso não queira dirigir-se a um balcão, o outro método para depositar um cheque é através de uma caixa automática (ATM). Quanto tempo demora um cheque a ficar disponível

No entanto, este processo necessitará de ser confirmado e certificado pelo banco, logo o tempo de espera poderá ser mais longo do que deseja.

Por norma, a certificação do cheque raramente ultrapassa as 24 horas após o depósito no ATM, mas existem situações em que poderão resultar no alargamento desse período de tempo.

E, isso pressupõe, que o montante do cheque demore mais tempo a ficar disponível na conta.

Mas, nunca passará as 15 horas do 2º dia útil, a contar após o dia em que o depósito foi confirmado e certificado pela instituição financeira.

O que acontece aos cheques sem cobertura? Ficam disponíveis ou rejeitados?

Ora, se passar um cheque “careca” arrisca a uma pena de prisão e é acusado de um crime.

Mas, há entidades bancárias que abrem exceções e que aceitam o cheque e efetuam o depósito na conta (dependendo do montante), se o cliente tiver um bom histórico e tiver a previsão de que irá efetuar o pagamento do mesmo. 

Mesmo que o cliente não tenha o dinheiro disponível (naquele preciso momento) para efetuar o pagamento, as entidades bancárias costumam autorizar o depósito de cheques até 150 euros.

Caso o valor seja superior e não seja pago atempadamente, o cliente estará a realizar um crime e poderá obter uma pena de prisão de até 5 anos, consoante o valor do depósito do cheque.

E se o dinheiro não ficar disponível após o tempo “normal”, o que devo fazer? Quanto tempo demora um cheque a ficar disponível

Caso tenha depositado um cheque e o dinheiro não fique disponível durante o período estimado, o melhor é contatar a entidade financeira para esclarecer toda a situação.

Podem existir vários motivos que causem a devolução do cheque ou simplesmente estar relacionado com um pequeno atraso.

Motivos de devolução de um cheque

  • Revogação pelo emissor
  • Cheque com falta de validade (normalmente, tem um prazo de 8 dias)
  • Endosso irregular
  • Falta da assinatura do emissor, do lugar da emissão, da data ou indicação do montante a depositar
  • Provisão para o pagamento insuficiente ou em falta

Se o montante do cheque não for superior a 150 euros, o banco garante o pagamento?

Mesmo que a conta não tenha o montante suficiente para o depósito, a entidade bancária costuma assegurar o pagamento de cheques inferiores a 150 euros, mas não é obrigado.

Aliás, pode recusar o pagamento, quando o cheque é apresentado fora do prazo, existem evidências de indícios de falsificação, em situações de extravio e, inclusivamente, o endosso irregular.  Quanto tempo demora um cheque a ficar disponível

As entidades são obrigadas a aceitar pagamentos através de cheque?

Nenhum comerciante é obrigado a aceitar cheques como meio de pagamento.

Apenas as moedas e as notas têm valor legal e é exigido a sua aceitação.

Aliás, cada vez mais, os cheques estão a entrar em desuso, uma vez que exige a deslocação a uma ATM ou balcão de um banco e, muitas vezes, o emissor tem que “comprar” os cheques (ou seja, perde mais algum dinheiro).Quanto tempo demora um cheque a ficar disponível

Existe alguma forma de assegurar que o cheque é apenas pago ao beneficiário indicado no mesmo?

Para assegurar que apenas o beneficiário indicado no cheque recebe o dinheiro, os cheques devem ser emitidos “não à ordem”.

Desta forma, o emissor poderá rasurar a menção “à ordem” e escrever “não à ordem” após o nome do beneficiário, impossibilitando o posterior endosso.

Esta forma é a mais aconselhada, caso tenha que enviar o cheque através do correio ou entregar a um “mensageiro” que não seja o beneficiário do cheque.

Em conclusão, a forma mais prática de depositar um cheque é através de uma caixa automática (ATM) e podemos realizar a qualquer hora do dia.

Contudo, o método mais rápido para garantir o dinheiro na conta é depositar o cheque através de um balcão, mesmo que não seja a instituição bancária da sua conta.

Já ficou mais esclarecido em relação ao tempo que demora um cheque a ficar disponível na conta?

Caso tenha alguma dúvida, não hesite em comentar o artigo.