Credito pessoal

Melhor taxa de crédito pessoal

Melhor taxa de crédito pessoal
Melhor taxa de crédito pessoal
10 Partilhas

Melhor taxa de crédito pessoal

Quando definimos que iremos pedir um crédito pessoal, a melhor taxa é um fator a ter em conta.

Primeiramente deverá ter em consideração onde irá investir o dinheiro e qual o orçamento necessário para concretizar a sua ideia.

O próximo passo é analisar as diferentes soluções de crédito pessoal no mercado e escolher a melhor para si.

Nem sempre é fácil escolher um crédito pessoal. Sendo que, na maior parte dos casos as taxas são o motivo desta dificuldade.

Para saber qual a melhor taxa de crédito pessoal deve ter em consideração as diferentes taxas existentes. Afinal de contas, os juros serão o maior custo que terá com o crédito.

  • TAN: Taxa anual nominal. Esta taxa diz respeito ao valor dos juros que irão ser pagos.
  • TAEG: Taxa anual de encargos efetiva global. Aqui encontrará os valores respeitantes as despesas do processo, as comissões e o seguro.
  • TAE: Taxa anual efetiva. Contrariamente à TAEG esta taxa não conta com o valor do seguro, constando nela todos os outros valores

Muito embora as taxas estejam sempre dispostas nos sites das empresas financeiras, nem sempre conseguimos perceber a sua influência. E por conseguinte, muitas são as vezes que não sabemos porque taxa nos devemos guiar.

 

Como obter a melhor taxa de crédito pessoal

Para o ajudar a ter a melhor taxa de crédito pessoal vamos dar uma dica de ouro.

Antes de contratar qualquer crédito deverá ter em consideração aos valores apresentados na FIN (Ficha de informação normalizada).

Este documento ser-lhe-á obrigatoriamente apresentado por qualquer entidade financeira.

Aqui terá não só o valor das taxas que irá pagar, como também o MTIC (Montante total imputado ao consumidor).

O MTIC indicar-lhe-á quanto vai pagar ao banco no total, ou seja indica o montante pedido à entidade bancária, bem como o custo do crédito.

Se analisar bem este valor e optar pelo mais baixo, provavelmente terá a melhor taxa de crédito pessoal.

Uma vez que o valor pago na totalidade ao banco será o mais baixo.

 

Qual a taxa a escolher num crédito pessoal

Ainda assim, caso esteja numa fase inicial da investigação de crédito, pode optar por ver a TAEG em todos as entidades financeiras. Percebendo, por fim, qual a melhor taxa para o crédito pessoal.

O motivo para ver a taxa anual de encargos efetiva global é simples, esta conta com os juros e com todos os encargos relacionados com o crédito, como as comissões, as despesas do processo e o seguro.

Muito embora o seguro possa ser escolhido por si, sem ter a necessidade de ter ligação ao seu banco, muitas são as vezes que as pessoas acabam por aderir ao seguro do banco.

Deverá ter em consideração ainda que o valor do seguro mencionado na FIN poderá não cobrir todas as suas expectativas, e caso queira melhorar o segurar o valor final será superior na sua fatura.

Contudo se já tiver um bom seguro que seja elegível para fins de crédito pessoal, a melhor taxa para o credito pessoal será a TAE, uma vez que só não informa o valor do seguro.

Considere ainda que os serviços extras que possa contratar, não constam nas taxas anteriores.

Pelo que deverá pedir o valor da TAER, caso faça alguma subscrição para baixar o custo das outras taxas.

Esta taxa descreve o valor dos juros, das despesas do processo das comissões e das possíveis subscrições (que nunca são de cariz obrigatório).

Agora que sabe qual a melhor taxa de crédito pessoal só falta concretizar os seus sonhos.

 

Veja também: Qual a melhor financeira para crédito pessoal

10 Partilhas