Número de cartão de credito

numero cartao de credito
numero cartao de credito

Sabe o que significa o numero de cartao de credito?

Quase todas as pessoas já utilizaram um cartão de crédito (até pode ter sido virtual através da aplicação MBWay), mas poucos sabem o quer dizer cada informação, números e logos presentes no cartão de credito.

Descubra tudo sobre o número de cartão de credito!

Cartão de crédito

Antes de mais, saiba que os cartões de crédito são diferentes de entidade bancária para entidade bancária.

As taxas, as comissões, os descontos, as milhas áreas e outros benefícios são diferentes e a oferta no mercado é imensa.

Alguns cartões de crédito podem não ter uma anuidade e ter seguros gratuitos associados, logo é fundamental tomar uma decisão acertada para si.

Número de cartão de credito e o significado de cada informação

Todos nós sabemos a facilidade de efetuar um pagamento com o cartão de crédito. Afinal, basta introduzir o cartão de crédito num terminal de pagamento, introduzir o código PIN (por vezes, não é necessário colocar um código, mas exigem que o cliente assine o papel da transação) e a transação fica concluída com sucesso (desde que o cliente tenha autorização para esse montante). 

Mas, afinal, o que significa o numero de cartao de credito?

São 16 dígitos que “contam” muita coisa!

Além disso, também é apresentado o número de segurança no verso do cartão e inclui o emissor, a conta, a identificação do cliente e a bandeira.

Abaixo, apresentamos pormenorizadamente as caraterísticas de um cartão de credito:

  • Código de segurança (conhecido como CVV): para prevenir fraudes, o cartão de crédito inclui um código de segurança que é constituído por três números (no caso de um cartão da rede American Express, o CVV é constituído por quatro números). Localizado na parte de trás do cartão de crédito, estes números são sempre solicitados quando é necessário efetuar um pagamento através da Internet. Apenas é utilizado para proteger os dados do titular em situações de pagamentos que não necessitem do cartão físico.
  • Identificação do titular do cartão de crédito: nos cartões de crédito também está presente o nome do titular do cartão que deverá ser o mesmo indicado na assinatura do titular.
    Por vezes, antes de efetuar um pagamento com o cartão de crédito, há situações em que exigem um documento de identificação.
    Logo, é fundamental que o nome corresponda à identificação do titular do cartão de crédito.
  • Validade do cartão de crédito: outra informação numérica presente num cartão de crédito é a data de validade.
    Não significa que o seu cartão fique inativo nesse prazo, mas indica o momento em que o seu cartão de crédito precisa ser renovado.
    Quando estiver próximo da data de validade, a sua instituição bancária envia-lhe um novo cartão de crédito com uma data de validade atualizada e um novo código de segurança (CVV).
    Quando a data de validade é ultrapassada, os retalhistas não devem aceitar este método de pagamento e é mais uma forma de segurança.
  • Chip EMV: Este mecanismo chama-se EMV, porque as entidades criadoras desta tecnologia são a Europay, a MasterCard e a Visa.
    Com esta tecnologia, não só é emitido um código de transação único, como também é transmitido a informação entre a entidade bancária, o terminal de pagamento e o cartão de crédito.
    O chip EMV é mais uma maneira de segurança adicional, quando pretende realizar um pagamento com o seu cartão de crédito físico.
  • Tecnologia contactless: sem que seja necessário introduzir um código PIN, a tecnologia contactless veio possibilitar o pagamento até um determinado montante (atualmente está fixado em 50 euros).
    Você apenas tem que aproximar o cartão de crédito a alguns centímetros do terminal de pagamento e a transação é concluída com sucesso.
    Esta maneira de pagamento foi uma excelente opção durante a pandemia de Covid-19, porque ajuda a evitar o contato.
    Se o cartão de crédito estiver encostado demasiado tempo num terminal de pagamento, não se preocupe, uma vez que a tecnologia contactless evita que o cliente faça um pagamento duplicado.
  • Rede de pagamento: Os parceiros das redes de pagamento recebem diversos descontos, mas o principal intuito da sua existência é o processamento de transações feitas com cartões de crédito.
    As redes de pagamento com cartão de crédito mais comuns são a American Express (cada vez menos presente em Portugal), a MasterCard e a Visa.
  • Numero de cartao de credito: Na banda magnética do cartão de crédito está presente a informação do numero de cartao de credito, o qual corresponde ao conjunto de dígitos que identifica um determinado cartão.
    Por norma, o numero encontra-se na parte frontal do cartão de crédito e é único.
    Desta forma, não é possível coexistir dois cartões com o mesmo número.
  • Banda magnética: A banda magnética disponibiliza a informação sobre o cartão, a entidade emissora e o titular do mesmo, consistindo numa faixa horizontal preta que é constituída por milhões de pequenas partículas magnética.
    Localizada na parte de trás do cartão de crédito, a banda magnética é utilizada no terminal de pagamento automático e é preciso introduzir o código PIN para a transação ser concluída com sucesso.
    Mas, atenção que a banda magnética poderá não funcionar corretamente, caso esteja danificada ou alguma informação tenha sido eliminada.
    Nessa situação, aconselhamos que contate a instituição financeira e solicite um novo cartão de crédito.
  • Assinatura do titular: A realidade é que grande parte dos consumidores não assina o seu cartão de crédito, mas é uma péssima opção, visto que é mais um método de segurança adicional.
    Imagine esta situação em que um titular com o nome Pedro Filipe perdeu o cartão ou o mesmo foi roubado sem que se apercebesse e o ladrão tivesse exatamente o mesmo nome.
    Facilmente se perceberia que o cartão de crédito não lhe pertencia, uma vez que a assinatura presente no documento de identificação não é igual.
    Logo, o pagamento seria rejeitado com esse cartão e, inclusivamente, poderia levar ao cancelamento do mesmo.
  • Holograma de segurança: Como já foi indicado, o chip EMV evita o roubo da informação contida no cartão de crédito.
    Por outro lado, o holograma de segurança impossibilita que o cartão de crédito seja fisicamente clonado.
    Tratando-se de um holograma, apresenta diversas camadas de imagens em ângulos diferentes que dão a ilusão de movimento, logo não é exequível duplicar um holograma de segurança através de uma simples impressão.

Agora que já sabe o significa do numero de cartao de credito e restantes informações nele contidas, informe-se sobre qual é o produto mais vantajoso para si.
Se pretender algum esclarecimento, não hesite em deixar o seu comentário.