Início » O histórico da matrícula do seu veículo: segredo de uma boa compra
histórico da matrícula
histórico da matrícula
Motores

O histórico da matrícula do seu veículo: segredo de uma boa compra

11 Partilhas

É possível consultar o histórico da matrícula de um veículo de forma a saber se é um carro importado, nacional ou se já esteve envolvido em acidentes de viação ou em algum tipo de ilegalidade, nos últimos anos.

Acha que pode beneficiar desta consulta antes de, por exemplo, comprar um carro em segunda mão e quer saber como fazê-lo? Continue a ler este artigo.

É possível consultar essa informação através do acesso ao Portal do Consumidor da ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões).

Graças a este portal, todos os portugueses têm a possibilidade de fazer uma pesquisa, introduzindo os dados de uma matrícula para verificar, então, o histórico de determinado veículo.

Veja então, adiante, como pode fazer essa pesquisa no Portal do Consumidor da ASF ou como pode aceder a outros meios quando o objetivo de saber tudo o que precisa sobre o carro que está em vias de comprar. 

Se quiser, então, consultar o histórico do seu carro ou de algum carro que pretende comprar pode aceder ao seguinte sítio: 

Younited Credit Portugal

Vai encontrar um campo onde deve colocar a matrícula do veículo sobre o qual quer saber mais informação e um segundo campo onde o pretendido é que escreva qual a data para fazer a consulta sobre o seguro desse mesmo veículo.

ASF

A partir desta consulta, vai poder saber que o carro está segurado e para que datas esse seguro está ativo. Vai, pois, aferir sobre a legalidade do veículo em questão e sobre a cobertura de determinado veículo por um seguro.

Este sítio não lhe dá informações acerca dos sinistros em que o veículo possa ter estado envolvido, mas podemos ter saber esses dados acerca do histórico do carro e veremos a forma de conseguir viabilizar essa consulta mais abaixo.

Saber se o veículo é ou não nacional pela matrícula

Para fazer esta consulta vamos utilizar o mesmo acesso explicado acima, mas de uma forma mais audaz.

Utilizando o raciocínio lógico, se fizer a pesquisa em relação a um veículo de 2008, com a finalidade de saber se este foi ou não importado, pode utilizar a mesma fórmula colocando a matrícula do carro no campo indicado e uma data referente a dezembro desse ano.

Se não houver registo do veículo em seguros portugueses é porque o carro não esteve em território nacional, na altura.

Tente mais do que uma data para salvaguardar o caso de o carro ter estado em algum stand ou concessionário para venda e não necessitar, por isso, de um seguro ativado.

Deve, também, ter em conta a importância de pesquisar várias datas entre 2008 e 2010.

Ao fazer esta pesquisa, não encontrar qualquer registo do veículo em seguradoras portuguesas, pode estar perante um carro importado, uma vez que não há informação sobre o veículo ter estado segurado, durante grande parte do seu tempo útil

Como ter informação em relação aos dados sobre a inspeção, acidentes de viação ou apreensões da viatura, através da matrícula?

Podemos identificar um veículo pela matrícula e através dela podemos saber muito mais do que a informação acerca da abrangência ou não por seguradora nacional.

Neste caso, porém, existe um custo associado que pode dar-lhe toda a informação sobre as inspeções, apreensões e mesmo os dados de registo dos donos do veículo.

A boa notícia é que estes dados podem chegar até si por apenas 7€.

Younited Credit Portugal

Este valor pode facilitar-lhe a vida, ao escolher a viatura certa e evitando muitos problemas que podem estar associados a um carro que já teve muitos donos ou que já foi apreendida.

Se o veículo já tiver tido muitos donos, é significa que todos tentam livrar-se dele: um mau sinal para quem quer adquirir um novo carro.

Para fazer esta consulta deve:

– Dirigir-se a um balcão do Instituto dos Registos, a uma Loja do Cidadão ou Conservatória do Registo Automóvel;

– Dar a matrícula sobre a qual pretende fazer a pesquisa, pedindo o historial associado;

– Fazer o pagamento de 7€ para receber, na hora, o relatório com todas as informações.

No relatório que lhe será entregue estarão todas as informações relevantes designadamente o número de donos que a viatura já teve, a implicação do automóvel em sinistros, os dados relativos a penhoras, reservas ou mesmo sobre possíveis apreensões da viatura.

Screenshot

Como utilizar o VIN para consultar o relatório de um veículo?

É possível utilizar o VIN do seu carro para aceder a todas estas informações acerca do histórico de uma viatura.

Deve aceder ao sítio do VIN em Portugal para consultar este histórico e tem valor quando utilizado para a aquisição de carros clássicos, abandonados ou para compras de risco.

Basta colocar o seu VIN na caixa de pesquisa para aceder ao histórico de um veículo de forma totalmente gratuita e pode encontrar este código no chassi do seu carro.

Ao fazer esta consulta terá acesso a informação tais como:

– Dados relativos a sinistros (danos e colisões);

– Histórico completo do veículo em questão;

– Quilometragem do automóvel;

– Fotos incluídas;

– Bancos de dados de veículos roubados;

– Técnicos e equipamentos do veículo em questão.

Acedendo a todas estas informações, fica com uma forma rápida e grátis de consultar o histórico completo de um veículo facilitando uma compra vantajosa e elucidada.

Existem outras formas que lhe permitam consultar o histórico de um automóvel?

Se não tem disponibilidade para ir a uma loja de Cidadão ou para utilizar a Internet para efetuar estas pesquisas, pode observar bem o carro e ter em conta algumas dicas:

– Verifique se o número de chassis do carro corresponde aos que estão identificados no livrete;

– Retire todas as alcatifas e proteções laterais para verificar se o carro sofreu algum embate;

– Verifique que todos os vidros do veículo têm o mesmo número de série, a mesma origem e o mesmo fabricante.

Vale a pena perder algum tempo na consulta do histórico da matrícula e fazer uma boa compra.

11 Partilhas