Quanto dinheiro se pode levantar por dia no multibanco?

Quanto dinheiro se pode levantar por dia no multibanco
Quanto dinheiro se pode levantar por dia no multibanco

No ano de 1985 era anunciada e instalada a primeira caixa automática da rede de Multibanco em Portugal, mais especificamente no centro da cidade de Lisboa, no Rossio.

Uma história de sucesso que conta, nos dias de hoje, com milhares de caixas espalhadas por todo o país.

Actualmente, em terras lusas, estima-se que existam cerca de 13 mil caixas de MB e 20 milhões cartões de pagamento, débito ou crédito, em circulação.

Se inicialmente este tipo de solução era usufruído por uma classe abastada e em ocasiões especiais, nos dias correntes, o caso transfigura-se e todos os cidadãos renderam-se às vantagens deste sistema que facilitou imenso as suas vidas.

O percurso do primeiro cartão, que viria mais tarde chamar-se de Visa, hoje líder mundial dos sistemas de pagamento, começou a 16 de Março de 1970.

Há 40 anos possuía um título diferente: BankAmericard.

Nesta época, os cartões somente podiam ser utilizados para crédito e, por norma, em circunstâncias específicas como uma ida ao restaurante, uma viagem ou efectuar compras em determinados estabelecimentos.

Em Portugal, o primeiro cartão de crédito português foi emitido pelo banco Pinto e Sotto Mayor, de António Champalimaud.

Presentemente, existem mais cartões a movimentar-se pelas cidades do que portugueses e podem ser utilizados para liquidar as facturas domésticas, comprar um jornal no quiosque de rua, pagar uma mensalidade do ginásio e até para realizar compras de artigos através da Internet.

Quanto dinheiro se pode levantar por dia no multibanco?

O titular de um cartão bancário válido das 13 marcas internacionais aceites na rede pode, entre outras operações, realizar o levantamento de numerário a qualquer dia e a qualquer hora, de acordo com o cumprimento das suas regras e especificidades, nomeadamente no que diz respeito ao limite de levantamentos na caixa de MB.

Esta operação pode ser apresentada em cinco línguas distintas.

O Multibanco disponibiliza montantes entre 10 e 400 euros, conforme a necessidade do utilizador.

O valor mínimo diário refere-se a 10 euros e o máximo a 400 euros, sendo que o montante máximo por levantamento corresponde a 200 euros.

Ou seja, se pretender o valor máximo, deverá ser levantado em duas tranches no valor de 200 euros cada.

Este limite de levantamentos no Multibanco foi estabelecido pela empresa portuguesa, Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), que está em funcionamento há 13 anos, desde o dia 15 de fevereiro de 2005.

A rede de MB disponibiliza também os levantamentos com o cartão de crédito e é possível realizar de duas formas diferentes, conforme as características do cartão.

Por um lado, se o seu cartão de crédito dispor de uma função dual, isto é, débito e crédito em simultâneo, conseguirá levantar dinheiro da sua conta à ordem numa caixa de Multibanco, sem qualquer problema.

Por outro lado, caso apenas possua a função de crédito, apenas será capaz de levantar numerário a crédito, um procedimento denominado por cash advance.

É possível realizar levantamentos na caixa de MB sem a utilização do cartão?  Se sim, qual é o valor máximo?

Por vezes na correria do dia a dia, esquecemo-nos de um dos objectos mais importantes do nosso quotidiano em casa, a carteira, e necessitamos de fazer um levantamento naquele preciso instante.

Nos dias que correm, a rede permite efectuar levantamentos sem recorrer a qualquer espécie de cartão bancário.

Mas, como funciona?

É muito simples, apenas necessita de ter a aplicação MB WAY instalada no seu smartphone. Siga os seguintes 4 passos e verá que o procedimento é facilíssimo.

  1.  Aceder à app e clicar em “Levantar dinheiro”, indicando a quantia desejada.
  2. Após essa acção, irá surgir um código de 10 dígitos na aplicação e deverá, num prazo máximo de 30 minutos, dirigir-se a uma caixa de MB.
  3. Em seguida, pressionar em primeiro lugar a tecla verde da caixa automática (confirmar), seleccionar a operação “Levantamentos” e inserir o código.
  4. O último passo consiste em confirmar na app o código associado à conta de MB WAY e automaticamente sai o dinheiro da caixa.

Todavia, nestas situações, também existe um limite de levantamento no Multibanco: 200 euros por dia.

Se por ventura, algum amigo ou familiar necessitar de dinheiro, poderá também enviar um código e facilmente conseguem efectuar o levantamento desse montante numa caixa MB mais próxima.

Paga-se alguma taxa por levantar dinheiro no multibanco?

A resposta para esta questão é: não.

Não se paga qualquer taxa por realizar o levantamento de numerário nas caixas automáticas.

Neste âmbito, as instituições bancárias estão proibidas de cobrar comissões neste tipo de operações.

Contudo, deve ter muito atenção, uma vez que é apenas proibido se os levantamentos forem realizados mediante um cartão de débito.

Caso seja um de crédito, o cenário é completamente diferente.

Deste modo, se fizer um levantamento de numerário com um cartão de crédito, está na realidade, a retirar esse montante do seu plafond, que se traduz no limite máximo de crédito facultado mensalmente para o seu cartão e que é estipulado entre o titular e instituto bancário.

Este tipo de procedimento intitula-se por cash advance, como foi mencionado anteriormente, e se exceder o limite máximo pode implicar o pagamento de taxas (normalmente, um valor fixo por operação e, por sua vez, uma percentagem sobre o montante providenciado) e, provavelmente, de juros. Geralmente, os cartões de crédito englobam uma das seguintes marcas: Mastercard, Amex ou Visa.

Salientamos ainda que se realizar o levantamento de dinheiro em países estrangeiros com o seu cartão de crédito vão acrescer outros encargos, nomeadamente as comissões sobre o montante da transacção, taxas de processamento, bem como de conversão de moeda e de serviços.

Além disso, tem também o dever de liquidar o Imposto do Selo.

Em síntese, é fundamental informar-se de todos os custos e comissões associados a todas operações, incluindo o levantamento de numerário com cartão de crédito, evitando assim custos extra mais elevados no seu extracto bancário.

Se tiver alguma dúvida sobre os seus cartões bancários, contacte o seu banco.