Seguro automóvel mensal

Seguro automóvel mensal
Seguro automóvel mensal

Fazer ou não um seguro automóvel mensal?

Por ser um seguro obrigatório, mesmo que as finanças estejam apertadas todos aqueles que necessitam de veículo e que o têm, certamente pensaram em aliviar aquela carga financeira.

É possível contratar um seguro automóvel mensal, trimestral, semestral ou anual.

O mais comum é o seguro ser pago uma vez por ano, e ao fazê-lo acabará por pagar menos à companhia de seguros.

No entanto alguns veículos acabam por ter um prémio bastante elevado, dependendo dos extras que está a proteger e da idade da viatura, sendo que por norma os automóveis mais velhos ficam mais caros.

Quando a conta do seguro compõe um valor elevado a vontade de pagar aos pouquinhos é enorme, e esse é uma das possibilidades de encarar o seguro automóvel mensal.

Este seguro não está disponível em algumas companhias, mas para que possa verificar se é o caso da sua basta entrar no site e verificar as modalidades de pagamento, ou até mesmo através de uma chamada telefónica.

A grande desvantagem em relação a esta modalidade de pagamento é o prémio ter um aumento significativo, podendo atingir o dobro do valor se fizer o calculo de quanto pagou ao final de um ano, e comparar este valor ao que teria pago se o pagamento fosse anual.

A vantagem é aliviar o peso financeiro que teria, ou tem, numa única fatura.

Por vezes poderá pensar em colocar mensalmente uma parte do valor correspondente ao seguro anual, mas por vezes surgem questões que levam ao uso deste dinheiro, e para ter a certeza que consegue efetuar o pagamento desta obrigação, a solução mensal poderá ser uma excelente opção.

No entanto o seguro automóvel mensal poderá ser visto de outra forma.

Poderá ter uma modalidade de contrato mensal, em vez de pagamento mensal.

Esta pode ser a solução ideal caso queira contratar um seguro automóvel por pouco tempo. Imagine que vai de férias e que nesta altura do ano costuma usar um automóvel que por norma está na garagem, poderá optar por este tipo de seguro de curta duração.

Em alguns casos o seguro renova-se automaticamente a menos que o contrato seja denunciado, isto é anulado.

Se for o caso de querer o seguro apenas por alguns meses, e ainda que o tenha referido à companhia de seguros, deverá reforçar essa posição  com um aviso antecipado.

Em alguns casos as companhias obrigam a um período de pelo menos três meses.

Nesses caso convém estudar o valor que vai pagar pelo seguro, uma vez que os seguros temporários são geralmente mais caros.

Poderá acabar por verificar que o seguro normal pode compensar, dependendo da companhia que contrate.

Em geral o contrato de seguro automóvel mensal, ou seja de curta duração, não está disponível para simulação online, e poderá mesmo ter dificuldade em encontrar alguma informação disponível, pelo que poderá optar por entrar em contacto com a seguradora.

Quando falámos de seguro automóvel mensal, podemos estar a falar em relação à modalidade de pagamento ou a um seguro que terá um prazo de um mês.

Pela importância da aquisição de um seguro automóvel e da obrigatoriedade para todas as viaturas em circulação de o ter, vamos abordar o tema seguro automóvel mensal.

O seguro automóvel de responsabilidade civil é obrigatório para proteger quer a pessoa segurada quer terceiros, em caso de sinistro.

Certamente que a maioria dos condutores não pensa em possíveis acidentes quando compra um veículo.

Aliás provavelmente, se não fosse obrigado a contratar um seguro, acabaria por esperar até necessitar de um seguro para o contratar.

Considerando que a maior parte dos sinistros envolve valores elevados, mesmo quando se trata de algo menor, como uma amassadela e uns arranhões na chapa, um seguro é sempre uma mais valia.

Os montantes que um acidente envolve podem tornar-se numa fatura indesejável, porque para além do estrago no automóvel, terá que considerar a mão de obra envolvida e as taxas da prestação do serviço.

Assim e para que qualquer condutor consiga, pelo menos, pagar os danos que possa causar a quem circula na estrada, o seguro de responsabilidade civil passou a contar no código da estrada como algo obrigatório, e em caso de falha do mesmo o responsável pelo veículo está sujeito a uma coima.

O seguro de responsabilidade civil tem sempre a seguinte cobertura:

  • 1 220 000€ para danos materiais
  • 6 070 000€ para danos físicos

Sendo que por norma a este pacote, legalmente obrigatório, se junta a assistência em viagem.

O valor do seguro pode ser bastante elevado, sofrendo oscilações mediante:

  • Idade
  • Sexo
  • Localidade
  • Data em que tirou a carta
  • Se já dispõe de algum seguro, pode ser compensado pela troca
  • Se teve algum sinistro a reportar
  • Marca
  • Modelo
  • Tipo de combustível
  • Data da matrícula
  • Qual é a estimativa de quilómetros anual que espera fazer
  • É para uso diário ou esporádico
  • Tem ou não garagem
  • Cobertura de responsabilidade civil
  • Cobertura contra danos pessoais
  • Se contrata extras

Por vezes uma boa maneira de aliviar o custo associado a esta proteção é mesmo a contratação de seguro automóvel mensal.

Desta forma conseguirá pagar faseadamente, o que tornará a conta mais leve.

Claro que por norma o seguro fica mais barato quando pago anualmente, existe sempre uma compensação pela aglomeração do prémio numa única prestação anual.

No entanto nem sempre é fácil colocar o valor do seguro de parte, uma vez que podem surgir imprevistos financeiros que nos podem levar a recorrer àquela “almofada financeira” que estava destinada a outro fim. 

Como tal poderá optar pela modalidade mensal.

Tendo sempre em consideração a comparação de vários preços entre seguradoras, ou mediadores de seguros, e verificar qual o pacote mais económico para um seguro automóvel mensal.

Por outro lado, e como mencionado inicialmente, poderá querer contratar um seguro automóvel para um mês.

Tal é bastante comum para pessoas que vem esporadicamente de férias a Portugal, ou então que só utilizam um veículo em algumas alturas do ano, deixando-o posteriormente guardado.

Nestes casos as perguntas que surgem são “Fará sentido pagar um seguro anual? Poderei fazer um seguro automóvel mensal?”

A resposta é sim.

Muito embora possa não encontrar nenhuma propaganda neste sentido, ou sequer um simulador nas páginas das seguradoras ou mediadores de seguros, é possível contratar um seguro por um período de tempo inferior a um ano.

Ainda que habitualmente este seguro seja mais comum em carros clássicos, que são utilizados com menor frequência, é possível contrata-lo em outras circunstâncias.

No entanto para fazê-lo deverá contactar pessoalmente a seguradora, ou o mediador de seguros.

Expondo a sua questão irá ser apresentado um valor de acordo com as suas necessidades de cobertura.

Poderão ainda existir algumas seguradoras que só lhe façam o seguro por três meses, por isso deverá contactar diferentes companhias, comparando ofertas e preços.

Tenha em consideração que o valor deste seguro deverá ser superior comparando ao seguro por um período de tempo mais longo, em suma poderá obter algumas respostas negativas, até porque a seguradora poderá considerar o seguro um risco elevado.

Estas são, portanto as duas formas de entender um seguro automóvel mensal, e seja qual for o seu caso deverá ter sempre em consideração as suas necessidades e a comparação entre ofertas, uma vez que este fatores lhe permitirão ter o seguro mais adequado a si.