Seguro pela matricula
Tem conhecimento acerca da possibilidade de verificar o seguro dos veículos pela matrícula dos mesmos?
Quer saber mais sobre a forma de fazê-lo e a utilidade de ter acesso a esses dados?
Então, continue a acompanhar-nos, ao longo deste artigo. Imagine que tem um acidente e necessita aceder ao seguro de um veículo.
Sim, existe uma forma muito simples de efetuar essa operação: basta saber a matrícula desse veículo!
Saber como se processa esse acesso, pode facilitar a participação de um sinistro, por exemplo, uma vez que consegue proceder à consulta da informação e não necessita de ter todos os documentos disponíveis, em mãos.
Como é, então, possível fazer o acesso ao seguro de um veículo a partir da matrícula?
Ao consultar o website da ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) torna-se possível aceder a uma funcionalidade que tem como fim a verificação do seguro de determinado automóvel, através da matrícula do mesmo.
Basta, então, aceder ao website referido, inserir a matrícula do veículo no campo destinado a essa finalidade e a data para ser feita uma simulação com indicação dos dados relevantes sobre a entidade seguradora de um veículo com uma matrícula, em concreto.
Depois, só tem que escolher o botão “Pesquisar” para ter acesso a várias informações em relação ao automóvel em questão.
Que informações são estas, disponibilizadas no website da ASF?
Para além da identificação do Seguro, pode ainda verificar a data de início, data de fim e o número da apólice.
Se precisar de imprimir toda esta informação, pode fazê-lo, uma vez que tem uma opção para impressão direta para esse fim quando efetua a pesquisa.
Como é notável, falamos de um processo rápido, fácil e eficaz através do qual pode ter acesso a dados que podem auxilia-lo em diferentes situações: no caso de um sinistro ou no caso de querer, por exemplo, comprar um carro usado
Tenha presente que o website da ASF é atualizado, semanalmente; logo, se ao fazer a sua pesquisa, verificar que não lhe surge qualquer resultado, isso significa que o veículo em questão não tem seguro ativo na data em que está a pesquisar.
Se tiver um sinistro e verificar que o carro envolvido não tem seguro ativo, pode recorrer ao FGA (Fundo de Garantia Automóvel).
O FGA é gerido pela ASF e assume todas as responsabilidades, no caso de haver um sinistro em que o seguro não esteja ativo e culpado do acidente não tiver seguro para cobrir os dados da pessoa lesada.
No nosso país, haver um veículo em circulação sem seguro ativo e válido não é legal.
Assim sendo, todos os veículos devem estar registados e com cobertura de um seguro, uma vez que existe a seguinte norma: todos os veículos motorizados devem um seguro associado como consta no nº1 do artigo 150º do Código de Estrada.
Assim, é importante haver um fundo que seja destinado às situações em que o veículo culpa de um acidente não está em situação legal, tendo o seguro em dia.
Em que situações pode acionar o FGA?
Este fundo pode ser chamado a intervir em várias situações, tais como:
– Danos corporais, quando o responsável não beneficia de seguro válido, à data do sinistro ou quando a entidade seguradora do sujeito culpado abre insolvência;
– Danos materiais quando o responsável, sendo identificado, não detém seguro contratado válido e eficaz;
– Danos corporais significativos quando o responsável pelo dano é desconhecido;
– Danos materiais sempre que o veículo que causa o sinistro é abandonado no local do acidente, no caso desse veículo não estar abrangido por um seguro válido e eficaz. Neste caso, o auto de notícia deve mencionar a presença do veículo abandonado na cena do acidente.
É possível saber quem conduz determinada viatura através do simulador do website da ASF?
A resposta a esta questão é “não!”.
Este simulador apenas permite verificar a entidade seguradora de um veículo através da matrícula e não é possível aceder a informações acerca do proprietário desse veículo.
Se, entretanto, quiser saber a identidade do proprietário de um veículo envolvido num sinistro, por ter sido vítima de acidente seguido de fuga, pode ter acesso a essa informação.
Seguro pela Matricula
No caso de querer comprar um veículo, também, é possível ter acesso à identificação do dono.
Pode saber, para além da identificação do proprietário, quantos donos é que determinada viatura já teve.
Para obter essas informações, basta dirigir-se a um posto da GNR ou da PSP e, após explicar o motivo de querer esclarecimento sobre esses dados, será avaliada a possibilidade dos mesmos lhe serem fornecidos.
Esta informação pode, também, ser consultada nos balcões do IRN (Instituto dos Registos e do Notariado) ou nas Lojas do Cidadão.
Neste caso, por um custo de 17 euros, facultar-lhe-ão um documento com os dados que pretende, apresentando apenas a matrícula da viatura.
A Certidão Permanente de Registo Automóvel, pode ser solicitada online ou numa Conservatória Registo Automóvel e tem um custo de 10 euros.
Asf Matricula – Saber se o carro tem seguro válido pode servir-lhe de quê?
Para além das situações já apresentadas, saber o seguro de um carro através da matrícula pode ser útil se estiver a negociar um novo seguro ou se houver necessidade de comprovar, perante a polícia, que tem o pagamento do Prémio em dia, numa situação em que não tenha consigo a Carta Verde ou o selo do seguro colocado no vidro dianteiro da viatura.
Por outro lado, pode ser benéfico saber se uma viatura tem o seguro válido, no caso de querer comprar um carro usado.
Através da consulta, através da matrícula pode, então, ter acesso ao histórico de seguros da respetiva matrícula e isso abre-lhe janelas sobre a vida do veículo.
Seguro Matricula
Agora, já sabe que é possível consultar qual a entidade seguradora associada a determinado veículo, sabendo apenas a matrícula do mesmo e que pode ter este acesso no website da ASF.
Esta informação pode ser-lhe útil se houver envolvência desse veículo, como culpado, num cenário de sinistro ou se quiser adquirir um caso usado.
Precisa de um crédito?