Através do simulador, que é disponibilizado nas plataformas das companhias de seguro, bem como dos mediadores, poderá fazer uma simulação do seguro de vida que lhe permite comparar vários tipos de seguro de vida, com coberturas diferentes.
Através do simulador, que é disponibilizado nas plataformas das companhias de seguro, bem como dos mediadores, poderá fazer uma simulação do seguro de vida que lhe permite comparar vários tipos de seguro de vida, com coberturas diferentes.
Em alguns casos poderá até obter um desconto por aderir ao seguro através da plataforma online.
Junto dos simuladores tem ainda disponível uma apólice de seguro tipo, que lhe indica todas as condições para a adesão ao seguro, como:
- Qual é a cobertura e quando pode ser aplicada
- Qual o plafond da cobertura
- Quais as exclusões
- Quais as limitações
- Qual o prémio a pagar
- Se o valor do prémio é ou não mutável, explicando em que sentido tal acontece
Esta ficha é meramente informativa e poderá sofrer alterações mediante a informação por si fornecida.
Para conseguir fazer uma simulação do seguro de vida terá que ter em consideração qual é o tipo de seguro que pretende. Primeiramente terá que dar a indicação se o seguro vai estar ligado, ou não, a um crédito.
Posteriormente deverá indicar se pretende contratar um seguro contra o risco de morte, de sobrevivência ou misto.
Caso esteja a contratar um seguro de vida como uma garantia a um crédito, deverá saber que terá que contratar um seguro que cubra o risco de morte, poderá no entanto falar com a seguradora para que se crie a possibilidade de um seguro misto.
O seguro misto permite-lhe receber uma indemnização em caso de morte e em caso de sobrevivência, poderá entende-lo como uma espécie de seguro de vida com modalidade poupança, afinal caso se encontre vivo no final do contrato receberá o montante inicialmente acordado para que possa aproveita a sua reforma.
Caso opte pelo seguro contra o risco de morte, este será aplicado e caso de morte, e se contratado em situações de invalidez ou doenças graves, beneficiando deste valor a pessoa indicada no contrato como beneficiário.
Por outro lado se contratar um seguro contra o risco de sobrevivência este será atribuído caso o segurado se encontre vivo no final do contrato.
Nestes casos, por norma, o beneficiário é o próprio segurado.
Deverá ter em consideração que no que toca a proteção em caso de morte associado ao crédito o valor do capital terá que ser obrigatoriamente igual ao do empréstimo.
Assim para contratar este seguro deverá indicar:
- Dados pessoais:
- Data de nascimento
- Nome
- Contactos
- Doenças conhecidas
- Dados do empréstimo:
- Valor capital do bem a segurar
- Prazo do empréstimo
- Data a iniciar o seguro
- Qual a cobertura pretendida
Se o seu seguro de vida não está ligado a nenhum crédito os dados a indicar na simulação são:
- Nome das pessoas a segurar
- Data de nascimento
- Qual o valor capital
- Qual a modalidade de pagamento do seguro
- Qual a cobertura pretendida
- Se tem doenças conhecidas
Por outro lado se pretende fazer uma simulação do seguro de vida com a possibilidade de risco de sobrevivência deverá ainda fornecer qual o valor que pretende aplicar mensalmente para este fim, ou então considerar um valor capital final, sob o qual será cobrado o valor do prémio.
Qualquer que seja o seguro de vida que pretende contratar deverá indicar o beneficiário.
No caso do seguro ser feito como proteção do crédito, o beneficiário será o banco, neste caso a dívida ficará paga na totalidade, e os herdeiros ficaram com o património livre de dívidas.
Por outro lado se lhe parece que deveria ter algum valor para além do valor em dívida, deve então contratar um capital superior dando a indicação dos beneficiários para além da instituição financeira, assim seria pago o total do montante em dívida e o valor restante seria atribuído ao beneficiário.
Atualmente terá que confirmar a autorização do processamento de dados para que a simulação do seguro de vida seja feita, tal acontece como forma da aplicação da legislação de Regulamento geral de proteção de dados.
No entanto poderá consentir o uso dos dados apenas para a aplicação da simulação.
Fazer a simulação do seguro de vida traz sempre vantagens, uma vez que poderá estudar todas as simulações e escolher o seguro que lhe oferece a melhor qualidade/preço.
Não espere mais faça já a sua simulação do seguro de vida, poderá acabar por poupar algumas dezenas ao fim do ano.