Início » Tornou-se essencial receber encomendas em casa?
Cuidados a ter a receber encomendas
Cuidados a ter a receber encomendas
Lifestyle

Tornou-se essencial receber encomendas em casa?

39 Partilhas

No contexto atual pandémico, receber encomendas em casa pode ser uma forma de garantir o aprovisionamento da despensa, de forma segura.

Se pensarmos nos supermercados e restaurantes que disponibilizam alimentos avulso ou refeições já preparadas – ou de manter a regular comunicação com o exterior

Se remetermos para o correio normal e especial ou para pedidos de produtos necessários ao quotidiano.

É natural que surjam dúvidas em relação àquilo que pode ser feito para rececionar esses bens e produtos de forma segura, evitando os perigos subjacentes à entrega e levantamento de encomendas.

Fontes como a OMS e a DGS indicam que a probabilidade de infeção com o COVID-19 por contacto com encomendas ou por ingestão de alimentos crus ou cozinhados é bastante baixa.

Mesmo assim, é essencial preservar a higiene e a segurança, dos que consigo coabitam, através da implementação de alguns cuidados que poderão fazer toda a diferença. 

Younited Credit Portugal

Cinco cuidados que deve ter para receber as suas encomendas em segurança

Existem dois momentos fulcrais em que deve preservar os cuidados a ter quando recebe encomendas em casa: o momento da entrega dos produtos solicitados e o da abertura da embalagem.

Cuidados a ter a receber encomendas

É exatamente a pensar nos perigos associados à receção de encomendas em casa e ao manuseamento das mesmas que trazemos, até si, cinco cuidados essenciais que deve ter em atenção para manter a sua segurança e a daqueles que partilham o seu espaço doméstico:

1 – Mantenha uma distância mínima de segurança em relação ao estafeta que lhe faz a entrega.
Existem algumas empresas que lhe conferem as opções de entrega sem contacto físico, deixando a encomenda à sua porta, após aviso de chegada da mesma, por exemplo. 

2 – Evite o manuseamento de dinheiro físico, optando por efetuar o pagamento da sua encomenda através de MB Way ou utilizando cartões que lhe permitem pagar, sem contacto (o valor máximo, associado a esta modalidade contactless transitou de 20€ para 50€.)
Se não tiver alternativa ao uso de caixa multibanco, lembre-se de evitar tocar nas superfícies da máquina e de lavar ou desinfetar as mãos antes e após o uso desse equipamento;

3 – Existem, já, estudos que indicam que o coronavírus pode sobreviver de horas a vários dias, mediante o tipo de material.
Assim, lembre-se dos cuidados a ter quando manuseia as embalagens que recebe: pode desinfetá-las com lixívia com pelo menos 5% de cloro livre ou com álcool a 70%. 

4 – Depois de resgatar uma encomenda ou de manusear as embalagens, lembre-se de não tocar com as mãos na cara, cabelos, olhos ou nariz antes de as lavar, previamente, com água quente e sabão. 

5 –  Pode optar por implementar um “local de risco”, perto do acesso / entrada da sua casa, para colocar as embalagens, quando chegam, para que não contaminem o resto da casa. Garanta sempre a higienização e desinfeção desse local.

É muito importante ter acesso aos produtos e bens de uso regular, em sua casa.

Não menos importante é, também, manter-se seguro!

39 Partilhas