Como usar um vestido comprido com estilo: Dicas de moda

vestido comprido
vestido comprido

Os vestidos longos mais desejados da temporada

História dos vestidos compridos

Os vestidos compridos têm uma história antiga e rica.

Na antiguidade, os vestidos compridos eram usados ​​por mulheres de várias culturas, incluindo as gregas, romanas e egípcias.

Esses vestidos eram geralmente feitos de tecidos naturais como lã e linho, e eram decorados com bordados e adornos.

Durante a Idade Média, os vestidos compridos eram associados principalmente às classes nobres e eram geralmente feitos de tecidos luxuosos como seda e veludo.

As roupas eram geralmente decoradas com bordados e pedrarias, e os vestidos eram usados ​​com corsets e espartilhos para modelar o corpo.

Na Idade Moderna, os vestidos compridos continuaram a ser associados à alta sociedade, mas também começaram a ser usados ​​por mulheres de classes média e baixa.

Durante o período vitoriano, os vestidos compridos eram geralmente usados ​​com saias volumosas e mangas bufantes.

No início do século 20, os vestidos compridos foram influenciados pela moda da época, incluindo as silhuetas de cintura alta e saias evasê que foram populares durante a década de 1920.

Na década de 1950, os vestidos compridos com saias lápis tornaram-se populares.

Hoje em dia, os vestidos compridos continuam a ser uma peça chave no guarda-roupa feminino, eles são comuns em várias ocasiões formais e informais, incluindo casamentos, festas de gala e eventos de negócios.

Estilos de vestidos compridos

Existem muitos estilos diferentes de vestidos compridos disponíveis, cada um com suas próprias características e usos ocasionais. Alguns dos estilos mais populares incluem:

  1. Vestido de festa: geralmente feito de tecidos luxuosos como seda, veludo ou tafetá, esses vestidos são geralmente usados ​​em ocasiões formais como casamentos, festas de gala e eventos de negócios.
  2. Vestido de noite: geralmente feito de tecidos leves e fluídos como seda, viscose ou cetim, esses vestidos são geralmente usados ​​em ocasiões informais como jantares e saídas noturnas.
  3. Vestido de baile: geralmente feito de tecidos leves e fluídos como tule ou cetim, esses vestidos são geralmente usados ​​em ocasiões de dança como bailes de formatura ou de carnaval.
  4. Vestido de verão: geralmente feito de tecidos leves como algodão, linho ou viscose, esses vestidos são geralmente usados ​​em dias quentes e no verão.
  5. Vestido maxi: esses vestidos são geralmente usados ​​em ocasiões informais como passeios de fim de semana ou eventos casuais, geralmente feitos de tecidos leves e confortáveis.
  6. Vestido de praia: geralmente feitos de tecidos leves como linho ou algodão, esses vestidos são geralmente usados ​​em praia ou piscina, eles são geralmente soltos e confortáveis.
  7. Vestido de cocktail: geralmente feitos de tecidos sofisticados como seda, tafetá ou cetim, esses vestidos são geralmente usados ​​em ocasiões semi-formais como recepções de casamento ou jantares de gala.
  8. Vestido de mullet: é um estilo de vestido que é mais curto na frente e mais comprido atrás.

Tecidos para vestidos compridos

Alguns dos tecidos mais comuns incluem:

  1. Seda: é um tecido luxuoso e macio, é leve e fluído, é o melhor tecido para vestidos de festa, noite e baile.
  2. Algodão: é um tecido natural, fresco e confortável, é um tecido ideal para vestidos de verão e praia.
  3. Linho: é um tecido natural, fresco e leve, é uma boa escolha para vestidos de verão e praia.
  4. : é um tecido quente, confortável e durável, é uma boa escolha para vestidos de inverno.
  5. Veludo: é um tecido macio, quente e luxuoso, é uma boa escolha para vestidos de festa e noite.
  6. Tafetá: é um tecido luxuoso e brilhante, é uma boa escolha para vestidos de festa e noite.
  7. Cetim: é um tecido suave e brilhante, é uma boa escolha para vestidos de noite e baile.
  8. Tule: é um tecido leve e fluído, é uma boa escolha para vestidos de baile e festa.
  9. Viscose: é uma fibra sintética macia, sedosa e fresca, é uma boa escolha para vestidos de verão e noite.
  10. Poliéster: é uma fibra sintética resistente e fácil de cuidar, é uma boa escolha para vestidos de uso diário

Acessórios para vestidos compridos

Os acessórios podem ser usados ​​com vestidos compridos para complementar e complementar a aparência geral do vestido. Alguns dos acessórios mais comuns incluem:

  1. Sapatos: os sapatos podem ser usados ​​para complementar a cor e o estilo do vestido, como salto alto para um visual mais elegante ou sapatilhas para um visual mais casual.
  2. Joias: as joias, como colares, brincos e pulseiras, podem ser usadas para adicionar um toque de brilho e elegância ao vestido.
  3. Cinto: os cintos podem ser usados ​​para marcar a cintura e criar silhueta, eles podem ser feitos de diferentes materiais como couro, metal ou tecido.
  4. Bolsa: As bolsas podem ser usadas para carregar itens essenciais e adicionar um toque de estilo ao vestido, como clutch para um visual mais formal ou uma bolsa transversal para um visual mais casual.
  5. Lenço: um lenço pode ser amarrado na cabeça, colocado no pescoço ou usado como um cinto. Ele pode ser usado para complementar a cor do vestido e adicionar um toque de estilo.
  6. Meia-calça: elas podem ser usadas para adicionar uma camada extra de calor e conforto, e para complementar o visual do vestido.
  7. Jaqueta/blazer: elas podem ser usadas para adicionar uma camada extra de calor e conforto, e para complementar o visual do vestido.
  8. Echarpes ou xailes: eles podem ser usados para adicionar uma camada extra de calor e conforto, e para complementar o visual do vestido.

Como escolher o vestido comprido perfeito

Escolher o vestido comprido perfeito pode ser um desafio, mas seguindo algumas dicas simples, pode ajudar a garantir que você acaba com o vestido certo para a ocasião. Algumas dicas incluem:

  1. Considere a ocasião: considere onde e quando você usará o vestido, isso ajudará a determinar o estilo e o tecido apropriado.
  2. Conheça seu corpo: certifique-se de escolher um vestido que realce suas melhores características e disfarce quaisquer áreas que você não goste tanto.
  3. Prova antes de comprar: sempre prove o vestido antes de comprá-lo, para garantir que caiba bem e se sinta confortável.
  4. Escolha o tecido certo: considere o clima e a ocasião ao escolher o tecido para o vestido. Alguns tecidos são mais adequados para o calor, enquanto outros são melhores para o frio.
  5. Use acessórios apropriados: os acessórios são uma ótima maneira de complementar o vestido e adicionar um toque extra de estilo.
  6. Seja fiel a si mesmo: é importante escolher um vestido que você realmente goste e que se sinta confortável e segura usando.
  7. Verifique as medidas: confira as medidas do vestido antes de comprar, para garantir que você esteja escolhendo o tamanho certo.
  8. Conheça as tendências: mantenha-se atualizado com as tendências da moda, isso ajudará você a escolher um vestido atual e moderno.
  9. Escolha cor certa: escolha uma cor que você goste e que combine com sua pele, cabelos e olhos.

Cuidados com os vestidos compridos

Algumas dicas para cuidar de vestidos compridos incluem:

  1. Lave corretamente: certifique-se de seguir as instruções de lavagem na etiqueta do vestido, alguns podem precisar ser lavados à mão ou levados para a lavanderia.
  2. Armazene adequadamente: armazene o vestido em um cabide ou dobre-o cuidadosamente, evitando dobras ou amassados. É recomendado guardar em um saco plástico ou mala para evitar umidade.
  3. Proteja do sol: evite expor o vestido à luz solar direta por longos períodos de tempo, pois isso pode desbotar ou danificar o tecido.
  4. Cuide dos tecidos delicados: certifique-se de tratar tecidos delicados, como seda ou cetim, com cuidado extra para evitar arranhões ou desgaste.
  5. Limpeza a seco: se o vestido precisar ser limpo, leve-o a uma lavanderia profissional que tenha experiência em limpeza de tecidos delicados.
  6. Evite alimentos e bebidas: evite usar o vestido enquanto come ou bebe

Onde comprar vestidos compridos

  1. Lojas de departamento: Lojas de departamento populares, como El Corte Inglés e Parfois, vendem uma variedade de vestidos compridos.
  2. Lojas especializadas: Existem várias lojas especializadas em moda feminina que vendem vestidos compridos, como Women’s Secret e Salsa.
  3. Boutiques: Muitas cidades têm boutiques que vendem roupas de alta qualidade, incluindo vestidos compridos.
  4. Lojas online: Existem várias lojas online que vendem vestidos compridos, como Zara e MO.
  5. Feiras de artesanato ou de segunda mão: É possível encontrar vestidos compridos vintage ou feitos por artesãos locais em feiras de artesanato ou de segunda mão.
  6. Marca/Atelier de moda português: Portugal é conhecido pelo seus tecidos e artesanato, pode-se encontrar marcas de moda locais como Fátima Lopes, Francisco van Benthum, entre outras.