O que são anti-histamínicos

anti-histaminicos
anti-histaminicos

O que são anti-histamínicos

Anti-histamínicos são medicamentos que bloqueiam a ação da histamina, uma substância produzida pelo corpo em resposta a uma reação alérgica.

A histamina é responsável por causar sintomas alérgicos, como coceira, espirros, coriza e olhos lacrimejantes.

Os anti-histamínicos atuam nos receptores da histamina, impedindo que ela se ligue e desencadeie uma resposta alérgica.

Além do tratamento de sintomas alérgicos, os anti-histamínicos também podem ser usados ​​para tratar enjoo, insónia, ansiedade e outras condições.

Existem vários tipos de anti-histamínicos disponíveis, alguns dos quais podem ser comprados sem receita médica, enquanto outros requerem prescrição médica.

Como funcionam os anti-histamínicos

Os anti-histamínicos funcionam bloqueando a ação da histamina, que é uma substância produzida pelo sistema imunológico do corpo em resposta a uma reação alérgica.

Quando o corpo é exposto a um alérgeno, como pólen ou pelos de animais, ele produz histamina, que se liga a receptores nas células, desencadeando uma série de sintomas alérgicos, como coceira, espirros, coriza e olhos lacrimejantes.

Os anti-histamínicos atuam nos receptores da histamina, impedindo que ela se ligue e cause os sintomas alérgicos.

Eles podem ser classificados em dois tipos: os anti-histamínicos de primeira geração e os de segunda geração.

Os anti-histamínicos de primeira geração são mais propensos a causar sonolência e outros efeitos colaterais, enquanto os de segunda geração são menos sedativos e têm menos efeitos colaterais.

Alguns anti-histamínicos podem ser comprados sem receita médica, enquanto outros requerem prescrição médica.

É importante lembrar que os anti-histamínicos só tratam os sintomas alérgicos e não curam a alergia em si.

Se os sintomas persistirem ou piorarem, é importante procurar um médico para determinar a causa subjacente e a melhor forma de tratamento.

Tipos de anti-histamínicos

Existem dois tipos principais de anti-histamínicos: os de primeira geração e os de segunda geração.

Os anti-histamínicos de primeira geração incluem medicamentos como a difenidramina, hidroxizina e clorfeniramina.

Esses medicamentos são mais propensos a causar sonolência e outros efeitos colaterais, como boca seca, visão turva, tontura e constipação.

Eles são frequentemente usados ​​para tratar sintomas alérgicos, mas também podem ser usados ​​para tratar náuseas, vertigem e ansiedade.

Os anti-histamínicos de segunda geração são mais modernos e incluem medicamentos como a loratadina, cetirizina, fexofenadina e desloratadina.


Esses medicamentos são menos propensos a causar sonolência e outros efeitos colaterais do que os anti-histamínicos de primeira geração.
Eles são frequentemente usados ​​para tratar sintomas alérgicos, como rinite alérgica, urticária e conjuntivite alérgica.

Como tomar anti-histamínicos

A maneira de tomar anti-histamínicos depende do tipo de medicamento e da condição médica para a qual estão sendo prescritos.
Em geral, é importante seguir as instruções do médico ou as orientações na bula do medicamento.

  • Anti-histamínicos de primeira geração: Esses medicamentos podem causar sonolência e devem ser tomados à noite antes de dormir.
    Eles também podem ser tomados durante o dia, mas podem afetar a capacidade de concentração e atenção.
    Além disso, é importante evitar a ingestão de álcool e dirigir ou operar máquinas pesadas enquanto estiver tomando esses medicamentos.
  • Anti-histamínicos de segunda geração: Esses medicamentos geralmente não causam sonolência e podem ser tomados a qualquer hora do dia.
    Eles também podem ser tomados com ou sem alimentos.
    No entanto, é importante seguir as instruções do médico ou as orientações na bula do medicamento.
  • Anti-histamínicos tópicos: Esses medicamentos são aplicados diretamente na pele e devem ser usados ​​somente na área afetada.
    É importante lavar as mãos antes e depois da aplicação e evitar o contato com os olhos ou outras membranas mucosas.

Precauções e contra-indicações

Aqui estão algumas das principais precauções e contraindicações dos anti-histamínicos:

  • Gravidez e amamentação: Mulheres grávidas ou amamentando devem conversar com o médico antes de tomar anti-histamínicos, pois alguns medicamentos podem ser prejudiciais ao feto ou ao bebê em desenvolvimento.
    O médico pode recomendar um anti-histamínico seguro para uso durante a gravidez ou amamentação.
  • Idosos: Os idosos podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais dos anti-histamínicos, como sonolência, tontura e boca seca.
    Eles também podem ser mais propensos a interações medicamentosas com outros medicamentos que estejam tomando.
  • Condições médicas: Alguns anti-histamínicos podem agravar certas condições médicas, como glaucoma, hipertrofia prostática, asma e doença renal.
    O médico deve ser informado se você tem alguma dessas condições médicas antes de prescrever um anti-histamínico.
  • Interações medicamentosas: Os anti-histamínicos podem interagir com outros medicamentos, como antidepressivos, tranquilizantes e medicamentos para dormir.
    É importante informar o médico ou o farmacêutico sobre todos os medicamentos que está tomando antes de iniciar o tratamento com anti-histamínicos.
  • Efeitos colaterais: Os anti-histamínicos podem causar efeitos colaterais, como sonolência, tontura, boca seca e visão turva.
    Se sentir algum desses efeitos colaterais, evite dirigir ou operar máquinas pesadas até que saiba como o medicamento afeta você.
  • Abuso e dependência: Alguns anti-histamínicos podem causar abuso e dependência se forem tomados em doses elevadas ou por períodos prolongados.
    É importante seguir as instruções do médico ou as orientações na bula do medicamento e não tomar mais do que a dose recomendada.