Como fazer declaração trimestral recibos verdes
Os recibos verdes são documentos que servem para comprovar o pagamento de serviços prestados por trabalhadores independentes em Portugal.
São emitidos pelo próprio trabalhador independente e devem ser entregues ao cliente ou empregador como comprovativo de pagamento.
Os recibos verdes são um tipo de declaração simplificada de rendimentos, que permite aos trabalhadores independentes exercer a sua atividade de forma autónoma e legal, sem ter de se submeter ao regime de trabalhadores dependentes.
No entanto, os trabalhadores independentes que emitem recibos verdes têm de cumprir algumas obrigações fiscais, como entregar uma declaração trimestral de recibos verdes e pagar impostos sobre os rendimentos obtidos.
A declaração trimestral de recibos verdes é um documento que deve ser entregue pelos trabalhadores independentes ao seu respectivo serviço de finanças, de acordo com o período em que os recibos foram emitidos.
A declaração deve ser entregue até ao dia 20 do mês seguinte ao trimestre em causa.
Por exemplo, a declaração referente ao 1º trimestre (janeiro, fevereiro e março) deve ser entregue até 20 de abril.
Para fazer a declaração trimestral de recibos verdes, siga os seguintes passos:
- Reúna todos os recibos verdes emitidos durante o trimestre em questão. É importante que tenha todos os recibos, pois eles são a base para a sua declaração.
- Faça o cálculo do valor total dos recibos verdes emitidos durante o trimestre. Para isso, basta somar o valor de cada recibo.
- Aceda ao Portal das Finanças (https://www.portaldasfinancas.gov.pt/) e faça login com o seu certificado digital. Se não tiver um certificado digital, pode fazer a declaração através do Portal das Finanças no Balcão (https://www.portaldasfinancas.gov.pt/bportal/bportal.jsp).
- Selecione a opção “Declarações” e depois “Declaração de Rendimentos”.
- Selecione a opção “Trabalhador independente” e depois “Recibos verdes”.
- Preencha os dados solicitados na declaração, incluindo o valor total dos recibos verdes emitidos durante o trimestre.
- Verifique se todos os dados estão corretos e submeta a declaração.
Lembre-se de guardar uma cópia da sua declaração, pois pode ser solicitada pelas Finanças em caso de verificação.